
O deputado federal Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, desistiu de ser “herói” na Ucrânia e foi parar na Eslováquia. Ele e o colega do MBL, Renan Santos, pretendem continuar a jornada na fronteira com o país. No Twitter, ele disse que estudarão “a possibilidade de cruzarmos a fronteira depois.”
Ele viajou para a Ucrânia durante o feriado de carnaval para, segundo o parlamentar, “mostrar aos brasileiros a realidade da guerra”. O roteiro era desembarcar na Alemanha, em Frankfurt, onde pegariam um voo para Viana e seguiriam para o país. No entanto, o deputado disse que conheceram um grupo que recebe e doa itens para refugiados ucranianos e que estudarão “a possibilidade de cruzarmos a fronteira depois.”
Primeiro dia na Eslováquia
Conhecemos um grupo que de maneira voluntária recebe doações, organiza os itens e entrega a refugiados aqui e na própria Ucrânia
Faremos live com eles entre as 10 / 12 horário do BR
Estudaremos a possibilidade de cruzarmos a fronteira depois.
— Arthur do Val – Mamaefalei ⬛️?⬜️ (@arthurmoledoval) March 1, 2022
Leia mais:
1 – Agora vai: Moro, Doria, Tebet e d’Ávila fazem manifesto pró-Ucrânia
2 – Guerra na Ucrânia: GP da Rússia é cancelado pela FIA
3 – Jogador se recusa a vestir camisa contra guerra na Ucrânia; Saiba o motivo
Em vídeo, liderança do MBL fala sobre relação com grupos na Ucrânia
Em um vídeo feito no aeroporto de Frankfurt, Renan Santos, liderança do MBL, falou sobre as ligações com grupos ucranianos durante o período conhecido como Revolução da Dignidade em 2014. “Temos contato com eles desde aquela época”, declarou.
Desde então, grupo neonazistas cresceram no país, inclusive formando milícias que foram incorporadas ao exército. Mamãe Falei disse ainda que “não há debate sobre o que Putin está fazendo”.