Márcio França impõe condição para abrir mão de candidatura para governo de SP: ser vice de Lula

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 10:31
Lula e Márcio França
Márcio França só abre mão do governo de SP se for para ser vice de Lula

Márcio França (PSB) trabalha para ser candidato a governador de SP, apesar de existir a possibilidade dele ser vice de Geraldo Alckmin. Só que o PT tenta se aproximar do ex-governador paulista para que ele abra mão candidatura. Mas ele já avisou que só fará isso se for vice de Lula.

Segundo apurou o DCM, o Partido dos Trabalhadores está planejando lançar Haddad para concorrer ao governo de SP. Atualmente, o petista aparece entre primeiro e segundo lugar nas pesquisas. E quem aparece em terceiro é França.

Sendo assim, o PT deseja fazer com que Márcio abra mão da sua candidatura e apoie o candidato do partido. Seria uma forma de fortalecer a esquerda no estado e derrotar o PSDB.

Só que o ex-prefeito de São Vicente tem forte ligação com Alckmin. Inclusive, caso não concorra como governador, há grande chance dele ser vice de Geraldo. Por isso o trabalho é intenso para removê-lo desta ideia e abraçar a frente ampla da esquerda e centro-esquerda.

Leia mais:

1 – Bolsonaro assina Lei para aumentar Bolsa Família com dinheiro que Governo ainda não tem; Entenda

3 – Médicos do Hospital das Forças Armadas foram obrigados a prescrever “kit Covid” em receitas pré-assinadas

3 – Mario Frias demite quase 200 funcionários da Secretaria de Cultura

Márcio França quer ser vice de Lula

O ex-governador não acha uma má ideia apoiar Fernando Haddad. Ele tem boa relação com o PT. Em 2018, quando Doria criou o ‘BolsoDoria’, França se manteve neutro. Em 2020, quando disputava a prefeitura de São Paulo, elogiou Lula o chamando de líder.

Por conta disso, tem escutado as lideranças do Partido dos Trabalhadores. Mas avisou que só irá abrir mão da sua candidatura se for vice de Lula. Ele acredita que as chances do ex-presidente vencer em 2022 são grandes. E pode colocá-lo como um dos protagonistas do cenário político nacional.

Posicionamento de Márcio França

A assessoria de imprensa do ex-governador enviou ao DCM a seguinte nota:

A matéria está equivocada.

Estive com o Presidente Lula recentemente, conversamos por 3h30 e não tocamos em assunto de Vice.

Tive mais de 10 milhões de votos nas eleições de 2018. Tenho 40 anos de vida pública. 40 anos filiado ao PSB.

Fui vereador, prefeito reeeleito com 93% dos votos em uma grande cidade, coordenei 2 campanhas de Presidente da República. Fui Deputado Federal, líder do bloco de esquerda com 78 deputados, Secretário de Estado de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Presidente do Conselho do IPT, Vice-Governador e Governador de SP. Sou Presidente da Fundação Joao Mangabeira e sou pré-candidato a Governador de São Paulo.

Pretendo ter o apoio de Alckmin e outros partidos que conseguir, com objetivo de derrotar o grupo de João Dória no Estado.

A candidatura a Presidente da República ou composição nacional, conforme definido por nossa Executiva, só será será decidida a partir de maio de 2022.

Já com o Haddad e Boulos já estive várias vezes, tentando encontrar algo que ajude, por SP, a resolvermos parte importante do pleito nacional.

Márcio França