MBL disputa vagas em Conselho do Ibirapuera

Por Pedro Zambarda e Juba Maria

Atualizado em 16 de março de 2022 às 23:46
Adelaide, entre Moro e Kim Kataguri, trabalha no gabinete de Arthur do Val. Foto: Reprodução/ Twitter

Nomes ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL) e ao deputado estadual, Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, estão entre os que disputam por uma vaga no chamado “Conselho Gestor do Parque Ibirapuera”, que representa os frequentadores do parque. A informação foi repassada ao DCM por fontes. As eleições começaram no último dia 14 e vão até o próximo domingo (20).

Em setembro de 2021, já havíamos adiantando que Adelaide de Oliveira, candidata a vice-prefeita da capital paulistana na chapa com Arthur do Val, estava entre os assessores de “Mamãe Falei” ligados ao MBL que tinham o interesse em representar o Ibirapuera.

Além dela, Amanda Vettorazzo Carneiro, Augusto Zacarias Corrêa Leite (Guto Zacarias), Ian Garcez Oliveira, Janiffer Cabral e Ricardo Almeida Mota Ribeiro, todos ligados ao MBL estão na lista de candidatos a serem escolhidos pelos frequentadores do Ibirapuera.

Márcio Luiz Souza de Oliveira, candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2018 pelo PHS também concorre a uma das seis vagas disponíveis para conselheiro titular.

Leia mais:

1- Entregue à iniciativa privada, Ibirapuera vai cobrar para permitir prática esportiva

2- Corretora de imóveis acionada por débito no IPTU, vice de Mamãe Falei em 2020 quer conselho do Ibirapuera

3- Jeito tucano de governar: Doria sucateia Complexo do Ibirapuera para forçar privatização

Entenda quem são os candidatos a conselheiros ligados a MBL

Adelaide de Oliveira ocupa o cargo de secretária especial legislativo no gabinete de Arthur do Val e atua, segundo seu LinkedIn, como “corretora imóveis autônoma”. Antes, ela aparecia na rede social como “diretora de vendas online na Lopes Consultoria de Imóveis”.

Além do seu trabalho no ramo imobiliário, Adelaide, hoje no partido Patriota, foi uma das coordenadoras do movimento da direita anti-petista “Vem Pra Rua”.

Foi também candidata a vice-prefeita da capital paulistana na chapa com Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, quando obtiveram 522 mil votos.

De acordo com a Veja São Paulo, Adelaide de Oliveira chegou a ser acionada pela prefeitura de São Paulo por dívidas de IPTU embora se autodenomine uma “defensora incansável do combate à corrupção”.

Em uma de suas últimas postagens no Twitter, a vice de Arthur do Val chegou a chamar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “psicopata”, além de propagar mentiras sobre o petista.

Amanda Vettorazzo, líder do MBL, foi candidata a vereadora pelo Patriota. Em setembro do ano passado, ela chegou a conceder entrevista ao DCM para falar sobre o protesto por Fora Bolsonaro.

Guto Zacarias é assistente parlamentar de Mamãe Falei e participou do clipe da campanha de Fernando Holiday à reeleição na Câmara Municipal.

Ricardo Almeida  atua como auxiliar parlamentar do deputado estadual Arthur do Val e chegou a ser apontado como um funcionário que não comparece ao trabalho. Ele é um dos gestores do movimento na Academia MBL, um curso político pago que foi um fracasso de público.

Ian Garcez Oliveira é assessor especial parlamentar no gabinete de Arthur do Val, segundo consulta ao portal da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Ricardo Almeida Mota Ribeiro trabalhou no gabinete de Arthur do Val entre 19 de março de 2019 e 21/10/2021, tendo atuado como auxiliar parlamentar e assessor chefe de gabinete de liderança.

Ele é um dos líderes do MBL que, durante uma live do grupo, minimizou o áudio vazado do deputado estadual Arthur do Val.

“A minha opinião mais sincera do mundo é igual a tua: eu não ligo. Tô nem aí. Pode falar o que quiser”, disse o membro do MBL.

A outra candidata mulher à representação do Conselho do Ibirapuera é a radialista Janiffer Cabral, que, em sua página no Linkedin, se identifica como Produtora no MBL – Movimento Brasil Livre desde março de 2018.

Atualmente, 10 servidores trabalham no gabinete de Arthur do Val, segundo dados abertos disponíveis do portal da Alesp.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link