Mendonça diz que não é suspeito para julgar Bolsonaro no STF

Atualizado em 13 de fevereiro de 2022 às 16:32
A imagem do Mendonça
André Mendonça durante sabatina – Edilson Rodrigues – 1º.dez.2021/Agência Senado/AFP

Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (12) um pedido elaborado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que ele se declarasse suspeito para analisar uma notícia-crime apesentada na Corte contra o presidente Jair Bolsonaro, diz o G1.

A notícia-crime é por prevaricação e advocacia administrativa. Um crime que ocorre quando um funcionário público usa o cargo para defender interesses privados.

Essa notícia-crime contra Bolsonaro foi apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade. O pedido alega que o presidente deveria ser investigado por ter afirmado, em 2020, que mandou “ripar” servidores do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) após receber a informação de que o órgão paralisou uma obra do empresário bolsonarista Luciano Hang.

LEIA MAIS:

1 – Randolfe testa positivo para Covid-19: “Sem sintomas graças à vacina”
2 – Lula posta foto com Randolfe: “Boa conversa sobre o futuro do Brasil”
3 – STF arquiva queixa-crime de Onyx contra Randolfe

Mendonça rejeita pedido de Randolfe

No mês de dezembro, Mendonça foi sorteado para ser o relator do caso no Supremo e o senador Randolfe Rodrigues pediu que o ministro se declarasse voluntariamente suspeito para atuar no caso ou que enviasse o pedido à presidência da Corte para analisar a relatoria. Segundo o senador, Mendonça é amigo do presidente, por isso, não está apto a ser relator do pedido.

Na sua decisão, Mendonça afirmou que não reconhece a presença, no caso concreto, de quaisquer das hipóteses legais de suspeição do magistrado.

Ministro disse ainda que pedidos de suspeição devem ser encaminhados diretamente ao presidente do STF, conforme regimento interno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link