Risco de tragédia ambiental: mineradoras têm 24h para informarem situação de barragens em Minas

Atualizado em 11 de janeiro de 2022 às 17:22
Foto de uma mina.
Até agora, 39 barragens estão em situaçãod e emergência. Foto: Reprodução / Vallourec

O governo do estado de Minas Gerais e o Ministério Público querem que as mineradoras informem sobre as 31 barragens em situação de emergência. Devido a fortes chuvas na região desde o fim de semana, três barragens estão com risco máximo de rompimento.

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), há um número total de 39 barragens em risco no estado de Minas. 22 barragens estão em nível 1 (situação de normalidade sem a necessidade de evacuação do local e arredores), seis estão em nível 2 (há risco de rompimento e há recomendação dos locais serem evacuados). De acordo com as informações, há ainda três barragens em risco iminente de rompimento e moradores precisam ser retirados.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (11) pelo governo do estado, Romeu Zema, o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o procurador da República Carlos Bruno Ferreira.

Leia mais: 

1 – Para se filiar, Requião aguarda decisão sobre federação de PT e PSB; entenda

2 – Defesa de Roberto Jefferson pede transferência a hospital privado: “Sintomas de Covid e Influenza”

3 – Militares defendem presidente da Anvisa: “Bolsonaro falou bobagem”

Ministros do governo sobrevoaram região em Minas Gerais afetada por chuvas

Os ministros da Cidadania, João Roma, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sobrevoaram algumas das barragens que foram afetadas. Entre elas, a de Pau Darco, na região metropolitana de Belo Horizonte, que chegou a transbordar e agora está no nível 2 de alerta.

Sem máscara, Leite disse que “estamos acompanhando de perto a questão das barragens, a questão das vistorias. Eu pleiteei pessoalmente que fossem feitas vistorias pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ANM (Agência Nacional de Mineração)”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.