“Moïse era um vagabundo morto por vagabundos”, diz Sérgio Camargo

Horas antes, Camargo havia publicado que "não existe a menor possibilidade" de a Fundação Palmares prestar homenagens ao congolês

Atualizado em 11 de fevereiro de 2022 às 18:33
“Moïse era um vagabundo morto por vagabundos”, diz Sérgio Camargo
Moïse. Foto: Reprodução/Internet

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, atacou nesta sexta-feira (11) o congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, assassinado em um quiosque no Rio de Janeiro, para negar que houve racismo.

Em publicação nas redes sociais, Camargo afirmou que o refugiado “andava e negociava com pessoas que não prestam” e que “foi um vagabundo morto por vagabundos mais fortes”.

A família de Moïse alega que ele foi morto após cobrar uma dívida de R$ 200 referentes a diárias de trabalho no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense.

“Moise andava e negociava com pessoas que não prestam. Em tese, foi um vagabundo morto por vagabundos mais fortes. A cor da pele nada teve a ver com o brutal assassinato. Foram determinantes o modo de vida indigno e o contexto de selvageria no qual vivia e transitava”, escreveu o presidente da Palmares.

Confira a publicação abaixo:

Leia também:

1- Família de Moïse não quer mais a concessão do quiosque, segundo procurador

2- VÍDEO: Mamãe Falei dá show de ignorância sobre Moïse

3- Museu do Holocausto rebate Monark: “Linchamento é o que fizeram com Moïse”

Camargo já tinha desprezado Moïse

Horas antes, Camargo havia publicado que “não existe a menor possibilidade” de a Fundação Palmares prestar homenagens ao congolês. Segundo ele, Moïse foi vítima de um crime brutal mas “não fez nada relevante no campo da cultura”.

“Moise foi morto por selvagens pretos e pardos —  crime brutal. Mas isso não faz dele um mártir da “luta antirracista” nem um herói dos negros. O crime nada teve a ver com ódio racial. Moise merece entrar nas estatísticas de violência urbana, jamais na história”, disse Camargo ao se referir a uma declaração do poeta e escritor franco-congolês Alain Mabanckou, que participa da 11ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) no Rio.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link