O protagonismo feminino no último episódio de Game of Thrones. Por Luísa Gadelha

(Atenção: contém spoilers do episódio 6.09: Battle of the Bastards)

Sansa Stark e Jon Snow

Um dos mais esperados episódios da sexta temporada de Game of Thrones foi ao ar nesse domingo, na HBO, às 22h. Intitulado Battle of the Bastards, o nono e penúltimo episódio da sexta temporada mostrou, enfim, a batalha entre os dois bastardos Jon Snow e Ramsay Bolton pela retomada de Winterfell.

De acordo com a Entertainment Weekly, batalha levou 25 dias para ser filmada e contou com 70 cavalos, 600 membros de equipe e 500 figurantes. O ator Liam Cunningham, que interpreta Sor Davos, disse que foi um dos episódios mais caros já produzidos para a televisão.

De fato, dizer que Battle of the Bastards foi um espetáculo é muito pouco. Há mídia vem falando há dias das cenas e dos efeitos especiais que nos esperavam, e os atores já haviam alardeado que esse seria um dos episódios mais comentados; as armadilhas, as surpresas, reviravoltas e os jogos de Ramsay Bolton contribuíram para transformar o episódio num verdadeiro show.

Mas o que mais me atraiu no episódio foi o protagonismo feminino. Game of Thrones tem sido alvo de críticas pelo seu recorrente sadismo com o sexo feminino. Cenas desnecessárias, ou inexistentes nos livros, de estupros e agressões contra mulheres, têm sido frequentes ao longo das temporadas; para citar apenas dois exemplos, dentre tantos outros, o estupro de Sansa na temporada anterior e as cenas de sexo entre Melisandre e Stannis Baratheon.

Some-se a isso a recente infeliz declaração de Kit Harington, que interpreta Jon Snow, de que os homens sofrem sexismo. Sério que você acredita que seu talento como ator é ofuscado pela sua beleza, Kit Harington? Como diria Ygritte, You know nothing, Jon Snow.

Se a série não se redimiu do seu machismo gratuito em 6 temporadas, ao menos mostrou a que as mulheres vieram em Battle of the Bastards: começamos com Sansa, criticando o meio-irmão Jon Snow por não tê-la consultado ao discutir as estratégias da batalha. De fato, só Sansa conhecia pessoalmente Ramsay Bolton e seus jogos de crueldade, e foi sábia em alertar o irmão do que estava por vir. Em seguida, nos deparamos com Jon Snow pedindo conselhos a Melisandre.

Do outro lado do mundo de GoT, bem a leste do continente Essos, Daenerys retoma Meereen com a ajuda de seus dragões e do povo dothraki, tornando-se uma rainha cada vez mais poderosa. Observamos a chegada a Mereen de Iara Greyjoy (Asha, nos livros), lésbica e herdeira das Ilhas de Ferro, e sua envolvente lábia para arquitetar uma aliança com Daenerys. Por fim, as duas firmam um pacto, ambas apoiando-se como rainhas das terras de seus ancestrais.

E, para fechar o episódio, depois da cena épica e sufocante da batalha dos bastardos, o rendido Ramsay Bolton, que imaginávamos que seria morto por Jon Snow, é dado de comer a seus cães, da mesma forma que fazia com suas vítimas, por uma Sansa Stark estampando um discreto sorriso na ponta dos lábios – sim, aquela mesma garota bobinha e mimada da primeira temporada que sonhava casar-se com um príncipe, apelidada de Sonsa pelos fãs mais desgostosos.

Luísa Gadelha

Luísa é graduada e mestra em Letras, graduanda em Filosofia, ama literatura desde sempre e quadrinhos há alguns anos, tem preferência por romances (longos), sejam clássicos ou contemporâneos e se esforça - ou nem tanto - para ler mais poesia. Isso quando não está vendo séries.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Luísa Gadelha

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

2 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

3 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

3 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

4 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

5 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

5 horas ago