Ocidente quer excluir Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Atualizado em 12 de março de 2022 às 10:15
Vasily Nebenzya, embaixador da Rússia, lendo um papel e falando no microfone em reunião do Conselho de Segurança da ONU.
O embaixador da Rússia, Vasily Nebenzya, em reunião do Conselho de Segurança da ONU. Imagem: Reprodução

Países ocidentais querem excluir a Rússia do Conselho de Direitos Humanos, um dos principais órgãos da Organização das Nações Unidas. Seria a primeira vez que um membro permanente do Conselho de Segurança sofreria um isolamento parecido. A cadeira no órgão foi conquistada por Moscou por meio de eleição na Assembleia Geral da ONU.

O colunista Jamil Chade, do UOL, diz que “em reuniões confidenciais e encontros sigilosos, diplomatas e negociadores costuram a ideia de expulsar a Rússia”. Na última semana, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, manifestou o desejo em excluir a Rússia. Ele defende que a presença da Rússia no Conselho de Direitos Humanos e o conflito com a Ucrânia são incompatíveis. O funcionário americano ignora, no entanto, que seu país já atacou dezenas de países e nunca sofreu tal sanção.

Há um caso de país que já foi excluído do Conselho por causa de confrontos armados. Trata-se da Líbia, quando era presidida por Muamar Kaddafi, que foi deposto e assassinado.

Leia mais:

1. VÍDEO: “Confronto entre a Otan e a Rússia é a 3ª Guerra Mundial”, diz Biden

2. Governo Bolsonaro tem 72 horas para explicar aumento nos combustíveis

3. Mamãe Falei e líder do MBL podem ter cometido crime de evasão de divisas

Para excluir Rússia, são necessários dois terços dos votos

Para que a expulsão de Moscou do Conselho de Direitos Humanos da ONU se concretize serão necessários dois terços dos votos dos países na Assembleia Geral da entidade.

Na semana passada, o órgão aprovou uma resolução condenando a Rússia com 141 votos a favor. Caso esse mesmo número de países se coloque contra a permanência do país no conselho, a votação atingiria o número necessário.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link