OMS pediu que a Ucrânia destrua laboratórios de armas biológicas para evitar doenças

A entidade não disse quando fez a recomendação nem deu detalhes sobre os tipos de patógenos ou toxinas que estão nos laboratórios da Ucrânia

Atualizado em 12 de março de 2022 às 18:27
OMS Ucrânia
OMS. Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou a Ucrânia destruir patógenos, armas biológicas, que estão em seus laboratórios para evitar qualquer tipo de vazamento que espalhe doenças para a população. A informação é da agência Reuters nesta quinta (10).

Especialistas em biossegurança dizem que o movimento de tropas da Rússia para a Ucrânia e o bombardeio de suas cidades aumentaram o risco de disseminação de patógenos causadores de doenças, caso alguma dessas instalações seja danificada.

Como muitos outros países, a Ucrânia tem laboratórios de saúde pública que pesquisam como mitigar as ameaças de doenças perigosas que afetam animais e humanos, incluindo a covid. Seus laboratórios receberam apoio dos Estados Unidos, da União Europeia e da OMS.

LEIA MAIS:

1 – OMS prevê que pandemia pode acabar após ômicron
2 – OMS desmente Bolsonaro sobre gravidade da ômicron
3 – Ômicron possivelmente não é a última variante da Covid-19, mas “podemos ter esperança”, diz especialista da OMS

O que a OMS está fazendo na Ucrânia hoje?

A OMS disse para a Reuters que tem colaborado com laboratórios de saúde pública ucranianos há vários anos para promover práticas de segurança que ajudam a prevenir “liberação acidental ou deliberada de patógenos”.

“Como parte deste trabalho, a OMS recomendou fortemente ao Ministério da Saúde da Ucrânia e outros órgãos responsáveis ​​que destruam patógenos de alta ameaça para evitar possíveis derramamentos”, disse a organização.

A entidade não disse quando fez a recomendação nem forneceu detalhes sobre os tipos de patógenos ou toxinas que estão nos laboratórios da Ucrânia. A agência também não respondeu a perguntas sobre se suas recomendações foram seguidas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link