VÍDEO: Paulo Guedes com Brasil em recessão: “Saímos do fundo do poço, a economia tá em pé de novo”

Atualizado em 4 de dezembro de 2021 às 9:03
O ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, falou em um evento da Abiquim. Imagem: Reprodução
O ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, falou em um evento da Abiquim. Imagem: Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em um evento da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), na sexta-feira (03), que o Brasil “saiu do fundo do poço” e que “a economia está em pé de novo”.

Apesar da declaração do “Chicago Boy”, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 0,1% no 3º trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o país entrou em uma nova recessão técnica.

Assista ao vídeo com a fala de Paulo Guedes no final da página.

Leia mais:

1. URGENTE: Alexandre de Moraes manda abrir outro inquérito contra Bolsonaro

2. Juiz ameaça tirar advogado de julgamento da boate Kiss: “Não é competição de quem grita mais alto”

3. Cometa fará sua maior aproximação da Terra e poderá ser visto do Brasil

“Senhores, a recuperação em V já aconteceu, acabou. Não estamos falando mais de recuperação em V. Estamos falando do crescimento pro ano seguinte. Recuperação em V se refere ao nível do PIB. O PIB foi lá em baixo, caiu 4% e já voltou. A recuperação cíclica já aconteceu, nós já estamos de volta”, afirmou Guedes no evento.

O “V” a que ele se refere é um tipo de recuperação em que a economia de um país cai e retorna bruscamente, formando uma letra “V” no gráfico.

Na quinta-feira (02), o ministro chegou a dizer, em entrevista ao blog da Ana Flor, do G1, que a queda de 0,1% do PIB foi “localizada”. Ele atribuiu a retração ao impacto que a crise hídrica teria causado na agricultura e na indústria do país.

No evento da Abiquim, na sexta-feira, ele afirmou: “Saímos do fundo do poço, a economia tá em pé de novo. Agora nós estamos discutindo o crescimento pro próximo ano e aí há duas forças principais que não são essa queda do PIB de ontem, isso se dissipa”.

“Isso é como foi Brumadinho, foi uma tragédia terrível e o PIB caiu. No segundo semestre, o PIB já estava voltando, logo no início do nosso governo. Esse impacto da agricultura é igual, ele se dilui em três, quatro meses”, completou Paulo Guedes.

Assista ao vídeo abaixo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link