Ex-homem forte de Pazuello, Cascavel é preso suspeito de estuprar jovem

Atualizado em 9 de fevereiro de 2022 às 12:57
Pazuello e Cascavel
Eduardo Pazuello e Airton Cascavel, seu ex-braço direito no Ministério da Saúde.
Foto: Reprodução

Ex-assessor do ex-ministro da Saúde Pazuello, o empresário Airton Cascavel foi preso em Boa Vista, Roraima, nesta terça-feira (8). Ele é acusado de estuprar uma jovem de 18 anos em Joinville, no Norte de Santa Catarina, segundo a Polícia Civil.

De acordo com as investigações, o abuso sexual teria sido praticado na casa da mãe do suspeito, na cidade de SC. A vítima seria uma jovem que trabalhava cuidando da proprietária da residência.

LEIA MAIS

1. Cascavel é investigado por suspeita de abusar da neta
2. O carro e outras coisas que ligam Pazuello a Cascavel
3. Cascavel, ex-homem forte de Pazuello, tem julgamento por compra de votos remarcado pela 4ª vez

Cascavel é acusado de outros casos de estupro

Em setembro de 2021, Cascavel passou a ser investigado por outro estupro. A vítima, no caso, teria sido sua própria neta. Foi registrado um boletim de ocorrência na época pela mãe da criança. O caso está em segredo de Justiça.

O empresário de 57 anos será encaminhado, com apoio da Polícia Civil de Roraima, para audiência de custódia na quarta-feira (9). O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Justiça de Santa Catarina.

Na época em que era secretário estadual de Saúde de Roraima, após passar pelo Ministério da Saúde, Airton Cascavel já estava respondendo a um inquérito policial. A investigação começou em janeiro de 2019 por suspeita de estuprar uma adolescente de 13 anos.

Esse crime, de acordo com denúncia da vítima, ocorreu numa chácara localizada no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista. No depoimento, a adolescente relatou que estava na chácara onde moram o avô e o pai. Ao acordar, se dirigiu à piscina, a 200 metros da casa, para usar a internet pelo celular, quando foi abordada pelo suspeito.

Quem é Airton Cascavel?

Airton Antonio Soligo, conhecido como Cascavel, foi acusado de envolvimento no escândalo da Covaxin, quando trabalhava no Ministério da Saúde, então comandado por Eduardo Pazuello.

A primeira reportagem de fôlego a conectar Cascavel com Pazuello foi publicada no dia 7 de de janeiro de 2021 pelo jornalista Lúcio de Castro no site Sportlight. “A teia do general” mostra o “homem forte” do ex-ministro da Saúde denunciado por tentativa de desvio de vacinação.

A ficha corrida de Airton Soligo é longa.