Congresso do Peru aprova processo de impeachment contra Pedro Castillo

Atualizado em 14 de março de 2022 às 16:54
Impeachment contra Pedro Castillo no Peru
Presidente do Peru, Pedro Castillo / Reprodução

O Congresso do Peru aprovou, hoje (14), o processo de impeachment contra o presidente do país, Pedro Castillo, por 76 votos a 41. Ele deve apresentar sua defesa no dia 28 de março. O político responde  a acusações de conspiração e tráfico de influência em casos relacionados a contratos do governo para a realização de obras públicas.

Em janeiro, foi aberta pelo procurador-geral do Peru, Daniel Soria, uma investigação preliminar. Ele anunciou o inquérito sobre Castillo devido a reuniões realizadas pelo presidente com representantes de empresas que competem por concessões para a construção de uma ponte na região amazônica e também pela venda de combustível para a estatal Petroperu, de acordo com uma nota da procuradoria no Twitter.

Cinco ex-presidentes do país foram investigados por corrupção nos últimos anos. Com menos de um ano de mandato, Castillo pode ser o terceiro presidente a sofrer impeachment em apenas três anos. O ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, renunciou durante seu processo de destituição, em 2018. Martín Vizcarra, foi afastado em 2020 pelo Congresso.

Leia mais:

1- Presidente de esquerda do Peru tenta evitar seu impeachment nesta terça

2- Bolsonaro “esconde” reunião com presidente do Peru para agradar radicais

3- Presidente do Peru, Pedro Castillo, renuncia a próprio salário

Peru e o impeachment

Pedro Castillo tomou posse como presidente do Peru no fim de julho do ano passado, depois de um processo eleitoral que demorou mais de um mês e meio para a apuração dos resultados das urnas. O atual mandatário ficou à frente da candidata da direita Keiko Fujimori por apenas 44 mil votos.

No entanto, após as últimas eleições, o Congresso do Peru passou a ser liderado pela oposição. A nova equipe, eleita com 69 votos, é chefiada pela parlamentar de centro María del Carmen Alva, do partido Ação Popular. Eleita presidente do Congresso, Alva teve um apoio importante do partido de direita Força Popular, de Keiko Fujimori.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link