PF ficou assustada com o apoio de políticos para Ciro Gomes

Atualizado em 15 de dezembro de 2021 às 17:43
Veja Ciro Gomes
Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, durante debate presidencial realizado pela TV Gazeta – 09/09/2018 Miguel Schincariol/AFP

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta (15) uma operação para desmontar um esquema de pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos nas obras na Arena Castelão para a Copa 2014, em Fortaleza (CE). Entre os alvos das buscas estão Ciro Gomes, e o irmão dele, senador Cid Gomes.

Contudo, a cúpula do órgão vetou um pedido para realização de entrevista à imprensa que seria realizada no Ceará. A proibição, segundo a direção da PF, foi para evitar maior exposição e uso político da investigação. Porém, segundo apurou o DCM, a entidade ficou assustada com o apoio de políticos para Ciro. A reação da classe política foi muito forte, tanto de esquerda, quanto de direita. Sozinha, a PF decidiu recuar.

Eles dizem que os pedidos de buscas e apreensão são no modelo “lavajatista”, sendo midiáticos. Na opinião de parte da cúpula, como se trata de um caso que envolve políticos, poderiam ter sido realizadas outras medidas, como quebras de sigilo bancário e fiscal, antes da fase mais ostensiva.

Leia também:

1- VÍDEO: Suspeito pelo STF e com dificuldade para falar, Moro ataca Lula

2- Governo Bolsonaro é acusado pelo MPF por omissão sobre vítimas da Covid-19

3- Contratos do ministério de Damares são investigados por suposta corrupção

Apoio de Ciro é tão grande assim?

Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (14) mostra que Ciro está distante dos favoritos na corrida Palácio do Planalto.

O ex-presidente Lula venceria no primeiro turno com 27 pontos à frente de Bolsonaro na corrida por 2022, seguido de Moro com 6%. Só então, Ciro aparece com 5%. Em um cenário com menos candidatos, o pedetista mantém a mesma posição com os mesmos pontos percentuais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link