Portal de automobilismo acusa Estadão de plágio: “Foram, ao menos, 47”

Atualizado em 19 de março de 2022 às 14:19
Portal de automobilismo acusa Estadão de plágio: "Foram, ao menos, 47"
Site Grande Prêmio acusa Estadão de plágio. Imagem: Reprodução

Um site de notícias especializado em automobilismo, chamado Grande Prêmio, denunciou o jornal Estadão de estar plagiando suas reportagens. Já teriam sido pelo menos 47 textos repetidos na íntegra pelo jornal, sem autorização e sem citação de onde foram retirados. A denúncia foi tornada pública pelo jornalista Victor Martins, que é diretor-executivo do site de automobilismo. Ele expôs o caso pelo Twitter.

Além de reproduzir as reportagens sem autorização, o Estadão Conteúdo teria repassado o material a cerca de 40 veículos de mídia. O jornal paulista afirma que está apurando o caso e que já afastou um funcionário.

“Engraçado: o Estadão copiando conteúdo do Grande Prêmio e ganhando com isso. Vejam só esta matéria feita pela Juliana Tesser sobre Marc Márquez”, escreveu Victor. Em seguida, ele compartilhou um link do mesmo conteúdo publicado pela IstoÉ, que foi distribuído pelo jornal. A revista já tirou o texto do ar. O diretor-executivo do Grande Prêmio informou que percebeu os primeiros textos plagiados em fevereiro.

Leia mais:

1. Após um ano, China volta a ter mortes por Covid-19

2. Novo VÍDEO mostra mendigo sendo agredido por personal em outro ângulo

3. Enfurecido, Bolsonaro diz que suspensão do Telegram é “inadmissível”

O que diz o Estadão

O jornal O Estado de S. Paulo, conhecido como “Estadão”, entrou em contato com veículos de mídia parceiros e informou que “algumas matérias foram equivocadamente liberadas para distribuição do Estadão Conteúdo”. A informação é do Poder360.

O jornal pediu que os sites parceiros removam os conteúdos e afirmou manter os veículos “indenes em qualquer situação que porventura decorra do aludido fato”. A empresa também anunciou estar apurando o caso e já ter afastado um funcionário.

Veja as denúncias:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link