Pressionado por 11 mortes, Castro decide cancelar férias na Disney após fortes chuvas no RJ

Atualizado em 14 de janeiro de 2024 às 21:38
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Foto: Divulgação

Após as fortes chuvas no Rio de Janeiro deixarem 11 mortos e levarem o prefeito Eduardo Paes a declarar estado de emergência, o governador Cláudio Castro decidiu interromper suas férias na Disney, nos EUA, para retornar ao Brasil e auxiliar na gestão da crise.

Segundo informações do Palácio Guanabara, Castro “coordenou remotamente as ações das secretarias estaduais envolvidas nos esforços de resgate e assistência aos municípios impactados pelas chuvas ao longo do dia”.

O governador em exercício, Thiago Pampolha, percorreu e sobrevoou as áreas afetadas durante a tarde enquanto Castro apenas atualizava suas redes sociais com informações da crise.

A decisão do governador de retornar ao país ocorreu após fortes críticas da população. Nas redes sociais, o nome de Castro chegou a figurar entre os assuntos mais comentados da rede social X. Devido aos estragos e prejuízos causados pelas chuvas no Rio, as prefeituras da capital, Duque de Caxias e Nova Iguaçu declararam estado de emergência.

Eduardo Paes declarou estado de emergência e deu uma cutucada em Castro. Foto: Reprodução

A previsão é de que o governador retorne ao Rio na manhã desta segunda-feira e, às 10h, participe de uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com representantes dos órgãos envolvidos na operação de socorro.

Todas as mortes registradas até o momento ocorreram na Baixada Fluminense ou na Zona Norte da cidade, sendo as causas mais comuns afogamento, soterramento e choque elétrico. Além dessas fatalidades, ao menos uma mulher está desaparecida em Belford Roxo, supostamente após sumir no Rio Botas.

Em postagem nas redes sociais, Paes cutucou o governador a respeito da rodovia BR-040, que estava interditada devido A alagamentos. O prefeito informou que a rodovia estava fora do território carioca e, portanto, era de responsabilidade do governo estadual. Ele também afirmou que a prefeitura agiu rapidamente para liberar as principais vias da cidade.

O presidente Lula também atuou ativamente na gestão da crise. Ele passou a tarde deste domingo conversando com ministros e prefeitos das cidades cariocas atingidas pela calamidade com o intuito de estabelecer medidas para reduzir os danos à população.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link