PSB vai apoiar federação em torno do PT e de Lula em 2022

Atualizado em 9 de dezembro de 2021 às 6:41
Veja o Lula
Lula no PodPah. Foto: Ricardo Stuckert

PSB pode mesmo formar uma federação com o PT e outras legendas menores posicionadas no campo da esquerda, aponta reportagem do jornal Valor Econômico.

LEIA MAIS:

1 – Michelle Bolsonaro é condecorada pela terceira vez em 6 meses no governo do marido

2 – Record coloca orações de Crivella no Cidade Alerta todos os dias

3 – Banco Central eleva Selic no maior ciclo de altas desde 2002

PSB com Lula

Isso ficou mais perto de acontecer após uma reunião ontem, em Brasília. Nela, 18 presidentes estaduais do partido se posicionaram favoravelmente à inclusão do PT no arranjo eleitoral.

Participaram do encontro 23 dirigentes.

Representantes do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso disseram ser favoráveis à criação da federação, mas sem a participação o PT.

Apenas o presidente do PSB no Tocantins, Carlos Amastha, se colocou contra a aliança, que obrigaria a montagem de chapas conjuntas em todos os Estados do país.

Esse encontro não teve caráter deliberativo, mas indica que o partido deverá aprovar a iniciativa em reunião da Executiva Nacional, ainda sem data definida para ocorrer.

A bancada do PSB na Câmara avisou ao presidente do PSB, Carlos Siqueira, que era amplamente favorável à união dos partidos contra a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

Movimento, se consolidado, isolaria o também pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. Há conversas adiantadas para inclusão do PCdoB, Psol, Rede e PV. Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB, ganha tempo com essa negociação.

Inicialmente, parte da cúpula do PSB temia que, por ser um partido hegemônico, o PT pudesse ditar as regras e os rumos da federação, mas a resistência foi quebrada nas últimas semanas.

Regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sinaliza que as siglas terão autonomia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.