Randolfe quer Lula mais plural para evitar vitória de Bolsonaro

Atualizado em 3 de abril de 2022 às 12:30
Randolfe defende a abordagem do Lula de 2002, não de 1989.
Foto: Reprodução

Randolfe Rodrigues, principal líder da oposição ao governo Bolsonaro no Congresso e coordenador da campanha de Lula, avalia que o ex-presidente e o PT devem avançar para um outro patamar de enfrentamento a Bolsonaro.

O senador da Rede do Amapá defende a articulação de uma frente mais ampla, e acredita que esta deve ser uma eleição de um único turno. Esse receio vem sob a pena de que o PT seja novamente derrotado pelo atual presidente.

Em entrevista à coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, Randolfe alerta: a seis meses da eleição presidencial, se os democratas não se unirem e se Lula não conversar com setores mais amplos da sociedade, para além da esquerda, Bolsonaro sairá vitorioso.

Leia mais: 

1- DCM Ao Meio-Dia: Acabou para a terceira via; ou será Lula ou será o outro

2- Lula aparece disparado em primeiro lugar no Maranhão; veja os números

3- “Já ouço Lula presidente”, diz o ator Rodrigo Lombardi

A pluralidade de Lula

Lula e Marina se desentenderam há mais de uma década por divergências políticas.
Foto: Reprodução.

Randolfe avalia que Bolsonaro hoje está muito mais forte do que em 2018, porque agora, além do apoio dos militares, trouxe para o núcleo do governo o que de mais profissional existe na política brasileira, no mau sentido, o Centrão.

O senador propõe que Lula faça gestos em direção a todo o campo democrático, inclusive outras pré-candidaturas, como as da senadora Simone Tebet e dos ex-governadores João Doria e Eduardo Leite. Ex-aliados, que foram ou são pré-candidatos, também são contados, além de tentativas de reaproximação do ex-presidente à Marina Silva.

Para que essa abordagem mais plural seja feita, Randolfe sugere que o ex-presidente se apresente como o Lula de 2002, e não como o de 1989.

“A campanha de Lula, e faço uma autocrítica porque estou nela, tem que ir para a rua, chamar toda a sociedade para conversar. Conversar com os sem-terra e com o agronegócio. Com o bancário, e com banqueiros. Conversar com os rincões da Amazônia e com a zona sul do Rio de Janeiro. Tem que caminhar pelo Nordeste, mas também pelo Sul. Conversar com o chão de fábrica e com a Faria Lima. Tem que conversar com a mídia alternativa, mas também com a Globo e a Record. Não deve ser uma candidatura da esquerda, mas sim uma candidatura da união nacional”, disse em entrevista ao Metrópoles.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link