VÍDEO: “As redes sociais precisam ser regulamentadas”, diz Lula

Atualizado em 18 de novembro de 2021 às 18:51
Veja o Lula
“As redes sociais precisam ser regulamentadas”, diz Lula. Foto: Reprodução/YouTube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a necessidade de regulamentação das redes sociais ao grupo Socialista e Democrata do Parlamento Europeu, em Bruxelas. O petista está em viagem por países europeus e foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Lava Jato tinha “delação financiada” que procuradores consideravam “calcanhar de Aquiles”

3 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar

Lula fala sobre as redes

Entrevista foi realizada durante a passagem dele pela Bélgica, no início da semana, quando discursou ao poder Legislativo da União Europeia.

Ao citar que o Brasil tem um presidente “que conta cinco mentiras por dia nas redes sociais”, o petista defendeu que o país tem a necessidade de viver mais “democraticamente”.

“Vamos ter que regulamentar as redes sociais, regular a internet, colocar um parâmetro. Uma coisa é você utilizar os meios de comunicação para informar, educar. Outra coisa é para fazer maldade, para contar mentiras, causar mal à sociedade”, disse.

Ex-presidente também deixou claro que pretende cobrar a responsabilidade fiscal das plataformas digitais.

“Você tem o pessoal que são os donos dos aplicativos do mundo todo não pagando imposto, estão quase todos em paraísos fiscais. Ganham uma fortuna e não pagam sequer imposto em nenhum estado. Essa gente tem que ter responsabilidade. A esquerda não tem que ter medo de debater esses temas, por mais difíceis que eles pareçam”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Lula na Espanha

Bem humorado, Lula empolgou o público no seminário “cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid 19″, nesta quinta-feira, 18, na Espanha.

O ex-presidente focou seu discurso na desigualdade.

Perguntou: “Qual o novo normal da sociedade no pós-pandemia?”, citando a fome e os movimentos migratórios como fenômenos que precisam ser encarados pelos governos.

“A verdade é que o mundo já estava doente antes da pandemia do coronavírus”, disse. “E essa doença tem um nome e também mata: chama-se desigualdade”.

Citou dados que reforçam o acúmulo de recursos financeiros na mão de poucos em detrimento da maioria.

“Na pandemia os ricos ficaram mais ricos e vai demorar quase duas décadas para retormar o estrago nas camadas menos favorecidas. Enquanto homens brancos e ricos fazem turismo no espaço, outros continuam morrendo de fome, sem luz elétrica, sem saúde e educação”, disse.

Citando o trabalhadores por aplicativos, lembrou que “não se pode aceitar que alguém trabalhe 12, 14 ou até 18 horas por dia sem qualquer direito. Estamos normalizando a exploração e o sofrimento humano”, disse o ex-presidente.