Rosa Weber ganha o apelido de ‘Coreia do Norte’ no Congresso

Atualizado em 26 de novembro de 2021 às 16:56
Rosa Weber coreia do norte
Rosa Weber foi apelidada no Congresso

Rosa Weber foi quem tomou a iniciativa de suspender o Orçamento Secreto e depois ganhou o apoio de outros ministros do STF. A decisão irritou o Congresso Nacional. Não por acaso, bolsonaristas tentaram emplacar a PEC da Vingança, que tinha o objetivo de antecipar a aposentadoria de magistrados. Atualmente, eles precisam deixar o Supremo compulsoriamente aos 75 anos. A proposta é reduzir para 70.

Conforme apurou o DCM, A PEC foi barrada por Rodrigo Pacheco. Ele avisou Arthur Lira que o texto não passaria no Senado. Por conta disso, o presidente da Câmara resolveu engavetar o projeto de Bia Kicis e companhia.

Tanto Lira quanto Pacheco tentam achar soluções para retomar o controle do Orçamento Secreto. A jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, revelou que o chefe do Senado vai trabalhar neste fim de semana para colocar em pé as emendas do relator. Mas com novos termos.

Só que isso só funcionará se o Congresso fechar um acordo com o STF, mais precisamente com Rosa Weber. Mas a ministra tem forte personalidade e dificilmente cede em pautas do gênero. Não por acaso, os parlamentares passaram a chamá-la de ‘Coreia do Norte’.

Leia mais:

1 – Governo chama ditadura de “período de luta política” em carta à ONU

2 – Exército deve comprar coturnos de empresa de réus por corrupção

3 – Alcolumbre tem plano B para barrar indicação de Mendonça

Rosa Weber e o Orçamento Secreto

A ministra sabe do apelido, mas não se incomoda. Pelo contrário, acredita que isso é um elogio. Isto porque, na opinião dela, é uma magistrada com convicções e não se rende ao sistema. E ela avisou aos colegas que apenas aceitará as emendas do relator se houve transparência.

Inclusive, Weber tem se incomodado muito com a luta dos deputados e senadores para manter o Orçamento Secreto. Na sua visão, ser transparente seria o melhor para todos, tanto para população quanto para os congressistas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link