Rússia prende 11 suspeitos de atentado que matou 115 em casa de shows

Atualizado em 23 de março de 2024 às 7:50
Incêndio consome o centro comercial Crocus City Hall. Foto: reprodução

O governo russo anunciou neste sábado (23) a prisão de 11 indivíduos, incluindo quatro suspeitos de serem os atiradores, envolvidos no ataque que resultou em 115 mortes na região de Moscou. O atentado, reivindicado por um braço do grupo terrorista Estado Islâmico, ocorreu na noite de sexta-feira (22) na casa de shows Crocus City Hall, marcando o pior ataque em 20 anos na Rússia.

“Quatro terroristas” foram detidos, conforme informado pelo chefe do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) ao presidente Vladimir Putin, enquanto agentes continuam a busca por cúmplices.

Segundo relatos do parlamentar russo Alexander Khinshtein, os suspeitos foram capturados após uma perseguição na região de Bryansk, a cerca de 350 km do local do atentado. Khinshtein descreveu que a perseguição teve início quando o motorista de um veículo se recusou a parar, resultando em um tiroteio e capotamento do carro.

“Durante a perseguição, foram disparados tiros, e o carro capotou. Um terrorista foi detido no local, os demais fugiram para a floresta. Como resultado da busca, um segundo suspeito foi encontrado e detido”, detalhou o parlamentar.

Os suspeitos, encontrados com armas e passaportes do Tajiquistão, estavam se dirigindo à fronteira com a Ucrânia, de acordo com o FSB, que alertou sobre contatos dos suspeitos no país vizinho.

O ataque, testemunhado em vídeos que circulam nas redes sociais, descreve cenas de caos e pânico dentro da casa de shows. Os atiradores abriram fogo contra o público, iniciando o incidente no saguão e se estendendo para o auditório, onde os frequentadores aguardavam o início do show.

O presidente Vladimir Putin foi informado imediatamente do ataque e tem acompanhado de perto os desdobramentos, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “O presidente recebe constantemente informações sobre o que está acontecendo e sobre as medidas sendo tomadas por todos os serviços relevantes”, afirmou.

Dmitry Medvedev, aliado de Putin, declarou em seu canal no Telegram que os responsáveis pelo atentado devem ser perseguidos e eliminados sem piedade. A Rússia reforçou a segurança em aeroportos e estações em toda a capital, além de cancelar todos os eventos públicos de grande porte no país, em resposta ao incidente.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link