Senador vai ao STF para proibir Bolsonaro de propagar informações falsas sobre vacinação de crianças

Atualizado em 7 de janeiro de 2022 às 18:38
Foto do presidente Bolsonaro
Senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP) quer que pedido seja valiado em inquérito das fake news. Foto: Pablo Jacob / O Globo

O senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP) solicitou, em pedido ao ministro Alexandre de Moares do STF, que o presidente Bolsonaro fosse proibido de propagar informações falsas. O encaminhamento se refere a informações que estejam relacionadas à vacinação de crianças contra a Covid-19. O senador pede que a desinformação seja apurada dentro do inquérito de fake News, cujo relator é o ministro Moraes.

Rodrigues solicitou o pedido após fala do presidente nesta quinta-feira (6) que afirmava não ter conhecimento de mortes de crianças por Covid. O presidente falou em “tarados” por vacina e criticou o papel da Anvisa na aprovação do imunizante para a faixa etária. Segundo dados do próprio governo, 311 crianças entre 5 e 11 anos foram vítimas da doença até agora.

Leia mais:

1 – Após show de Maiara e Maraísa, homem faz disparos e deixa cinco pessoas feridas

2 – Homem negro acusado de furto na Zara quer indenização milionária

3 – Fake News: Jean Wyllys não foi intimado pelo MPF

Proposta motivada em declarações de Bolsonaro pretende multar em R$ 200 mil quem descumprir

O documento elaborado pelo senador avalia que “o episódio relatado repete reprovável conduta adotada pelo Presidente da República durante toda a pandemia: usar as prerrogativas que seu cargo lhe confere para divulgar informações falsas e, assim, sabotar a vacinação da população contra a Covid-19, bem como as demais práticas preventivas recomendadas pela ciência”.

Segundo a proposta elaborada pelo senador, Bolsonaro e pessoas próximas, como ministros e familiares, devem ter medida cautelar que impeça de se manifestarem em público sobre a vacinação de crianças. Caso seja descumprida, a multa é de R$ 200 mil, a ser cobrada do patrimônio do responsável.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.