TCU apura ligação de Janot e procurador da Lava Jato no caso Moro/Alvarez & Marsal

TCU define dois novos alvos em investigação sobre ganhos de Moro

Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 16:00
Moro
Sergio Moro (Podemos). Foto. Reprodução

Na disputa entre o TCU e o ex-juiz Sergio Moro, dois novos personagens deverão ser alvo de apurações internas na Corte. O caso investiga se o ex-magistrado utilizou informações confidenciais da Lava-Jato e beneficiou sua carreira e seu empregador na iniciativa privada.

Agora, setores do TCU querem saber se o ex-PGR Rodrigo Janot e o ex-procurador Carlos Fernando Lima articularam uma suposta “cláusula não-escrita” para que a consultoria americana Alvarez & Marsal, que empregou Moro depois que ele deixou o Ministério da Justiça, fosse contratada para lidar com processos de recuperação judicial das empreiteiras que estiveram envolvidas no maior esquema de corrupção conhecido no país.

As suspeitas têm por base a avaliação no TCU de que a escolha de um administrador judicial ocorreria usualmente por um acordo entre a empresa em recuperação judicial e os credores. Com informações da Veja.

Leia também:

1; Alvarez & Marsal diz que “não existe” conflito de interesse na atuação de ex-juiz

2; Agente da contraespionagem denuncia abusos do Pegasus e de apps espiões

3; Bolsonarista Jovem Pan não fica nem entre 50 canais mais vistos

Ganhos de Moro: A&M negou relação com a Lava Jato

Nesta segunda-feira, 24, no entanto, a A&M negou qualquer direcionamento para que seu nome figurasse em processos relacionados à Lava-Jato. “O administrador judicial não presta serviços para a empresa em recuperação judicial. Mas para o juiz do processo e todos os credores. Portanto, a nomeação da Alvarez & Marsal como administradora judicial dos processos da Odebrecht, Galvão Engenharia, Enseada, OAS, Atvos e todas as demais empresas em que atua não foi uma escolha das empresas devedoras, mas dos respectivos juízes”, disse a companhia.

O TCU quer ainda entender por que a Alvarez & Marsal está montando uma Companhia com Propósito Especial de Aquisição no Brasil. A partir dos conhecimentos de um patrocinador de projetos, esse tipo de empresa levanta recursos por meio de um IPO. Na sequência, adquire empresas operacionais já existentes, por exemplo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.