Qual a chance do TSE cassar a chapa Bolsonaro e Mourão?

Atualizado em 25 de outubro de 2021 às 19:41
chapa bolsonaro-mourao TSE
A chapa Bolsonaro-Mourão pode ser cassada pelo TSE

Os ministros do TSE estão divididos em relação ao julgamento da chapa Bolsonaro-Mourão. Uma ala pretende votar para que o atual presidente e o vice sejam cassados. Outro grupo acredita que seja exagero tomar essa decisão. Porém, existem dois magistrados que ainda estão em dúvida.

O Ministério Público Eleitoral opinou pela rejeição das Ações de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Elas investigam a contratação de serviço de disparos em massa de mensagens em redes sociais durante a última campanha para a presidência da República. O MPE elaborou uma petição de 55 páginas.

Para o MPE, não existem ilícitos da conduta descrita pelo Partido dos Trabalhadores nas ações, que acusam a chapa de Jair Bolsonaro de abuso de poder econômico. Esse posicionamento fez com que uma ala decidisse por não cassar.

“Eles concordam com o relatório do MPE. Fora que entendem o contexto e não acham que precisam prejudicar o processo político do ano que vem”, disse uma fonte do DCM. “Mas eles estão se baseando tecnicamente para tomar essa decisão”, acrescentou.

Leia mais:

1 – Jovem comemora aniversário com bolo de Hitler e diz que não é apologia ao nazismo

2 – Com Mendonça sem indicação ao STF, Mourão se reúne com seu favorito ao cargo

3 – Live das 5 – Petrobras aumenta combustíveis mais uma vez; Ciro abraça ACM Neto

Mas há ministros do TSE que querem cassar a chapa Bolsonaro-Mourão

Porém, têm ministros que enxergaram provas robustas para cassar a chapa. Na opinião deles, não precisam se preocupar com o contexto político. Apesar de faltar um ano para eleição, não podem deixar impune esse tipo de crime. Até para servir como exemplo no ano que vem.

Agora os magistrados em dúvida estão tentando entender melhor todo o processo. Mesmo com o relatório em mãos, a decisão deles deverá ser tomada de última hora. O julgamento começa a partir de terça-feira (26).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.