Vereadora do PT diz que foto de Lula e Alckmin “expõe racismo e misoginia partidária”

Atualizado em 10 de abril de 2022 às 9:21
Foto com Lula, Alckmin e outros políticos mostra apenas duas mulheres e nenhuma pessoa negra.
Foto com Lula e Alckmin está sendo criticada. Imagem: Reprodução

A vereadora do Rio de Janeiro Tainá de Paula (PT) criticou, pelas redes sociais neste sábado (09), a foto em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), posam junto da direção do PSB. Na imagem há apenas duas mulheres e nenhuma pessoa negra. A foto está sendo bastante criticada mesmo entre eleitores de Lula. “É uma foto que expõe o racismo e a misoginia partidária”, escreve Tainá de Paula.

“Os partidos não são estéreis ao racismo e à misoginia social e estas questões nos atravessam e nos divide. Diversos intelectuais negros falam sobre isso de Abdias (do Nascimento) a Thiago Amparo. Há de se criar antídotos políticos ao drama racial que vivemos e o @ptbrasil não está alheio ao debate”, afirmou a vereadora.

Ela destaca, também, o fato do Partido dos Trabalhadores ser a sigla com o maior número de pessoas negras e trans eleitas. De acordo com Tainá de Paula, isso coloca o PT em um lugar de responsabilidade. Veja ao final da página o texto completo que ela publicou em seu Twitter.

Leia mais:

1. Humilhado por moderador, Moro tenta explicar por que acha Lula “extremista”

2. “É preciso resistir”, diz Gilberto Gil ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras

3. Além de Will Smith, saiba quem mais já foi banido do Oscar

Vereadora Tainá de Paula criticou a ausência de negros e a maioria de homens na foto

A vereadora do Rio de Janeiro pelo PT afirma que não há nenhuma novidade na imagem. Ela afirma que é, sim, uma foto que expõe racismo e misoginia partidária.

Mesmo assim, Tainá de Paula garante que fará campanha “todos os dias” até as eleições. De acordo com ela, o pleito de outubro será entre “Lula ou a barbárie”. Veja abaixo o texto completo publicado pela parlamentar.

Sobre a fatídica foto de @LulaOficial e a direção do @PSBNacional40: é sim uma foto que expõe o racismo e a misoginia partidária, e não há nenhuma novidade nisso. Mas há um segundo ato racista em se cobrar de mim, da forma abusiva e racista que estou sendo, os “esclarecimentos”.

Os partidos não são estéreis ao racismo e à misoginia social e estas questões nos atravessam e nos divide. Diversos intelectuais negros falam sobre isso de Abdias a @thiamparo. Há de se criar antídotos políticos ao drama racial que vivemos e o @ptbrasil não está alheio ao debate.

Ser o partido com o maior número de pessoas negras eleitas e pessoas trans eleitas, nos coloca em um lugar de responsabilidade. Assim como ter a dep. federal responsável pela paridade no fundo eleitoral e tempo de televisão (salve @dasilvabenedita!) também nos envolve no front.

Agora, vejam vocês, a frase que mais ouvi em minha vida política é de que “a política se impõe”. E essa frase justifica as ausências nos palanques, a falta de recursos, a divisão racial do poder. A micropolítica do poder, aquela das mesas importantes e das decisões, é branca.

Poder é mecanismo que no capitalismo dos trópicos não se divide, não se ensina e não se entrega. Por que raios os partidos se comportariam de forma distinta? E me orgulho demais dos homens e das mulheres negras que criaram seus próprios instrumentos.

As secretarias setoriais, as filiações de ativistas, a sobrevivência. Minha vó retirou da fome a mim e minha mãe, por décadas. Essa base familiar me deu teto e estudo. Eu me dediquei e abri mão de amigos, família, pra me dedicar o dobro, o triplo, que qualquer pessoa branca.

Hoje eu tenho o orgulho de ser uma das raras arquitetas negras especialistas em urbanismo, viva e parlamentar. Não será uma foto tosca e ausente de nossas realidades que vai me arrancar a profunda alegria política de viver o momento de reconstrução do Brasil.

E farei campanha todos os meus dias até 2 de outubro, porque eu sei que não podemos abrir mão de discutir a emergência climática, encarceramento em massa, saneamento básico, moradia e tantos temas que nos atravessam sem Lula eleito. Não tem 3 via. Ou será Lula ou é a barbárie.

E por favor, parem de me cobrar pelos “camisas azuis” e homens brancos. Parem de ser racistas e inconsequentes. Eu faço um profundo esforço pelo meu País. E vocês? Racistas de twitter, grandes radicais de internet.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link