VÍDEO: moradores são orientados a deixarem as casas por risco de rompimento de barragem em MG

Atualizado em 9 de janeiro de 2022 às 22:39
Prefeitura e Corpo de Bombeiros pediram evacuação imediata do loca. Foto: Reprodução / Prefeitura de Pará de Minas.
Prefeitura e Corpo de Bombeiros pediram evacuação imediata do local

A prefeitura de Pará de Minas emitiu neste domingo, 9, alerta máximo de rompimento de barragem da mineradora Santanense por causa das fortes chuvas em Minas Gerais. O objetivo é evitar um novo desastre como o de Brumadinho.

Segundo as autoridades locais, os moradores que residem próximo à Usina Carioca, zona rural do município, devem deixar as suas casas com a máxima urgência por “alto risco de rompimento da barragem”.

O alerta se estende para municípios vizinhos, como Onça do Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

“Há 99% de chances da barragem se romper”, diz um agente do Corpo de Bombeiros à comunidade em um vídeo divulgado nas redes pelo deputado Rogério Correia. “O Rio São João pode checar a 60 metros de altura caso haja o rompimento”.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Pastor coach resgatado na montanha chega a culto de helicóptero e Porsche

2 – Requião anuncia pré-candidatura ao governo do Paraná ainda sem partido

3 – Bastidores do Faustão na Band tem desrespeito a público e nada de teste de covid

Autoridades pedem que região seja evacuada com urgência

A prefeitura de Pará de Minas anunciou em seu Instagram a preocupação com a calamidade.

“É um alerta sério”, diz o comunicado. “A Prefeitura e a Defesa Civil recomendam que os moradores abaixo da Usina do Carioca saiam imediatamente de suas casas”.

De acordo com a prefeitura, foi montado um ponto de apoio no bairro Carioca, no posto de saúde e também em um salão do lado da igreja principal do município.

“Esse ponto é para abrigar as famílias e pessoas que não têm parentes e amigos próximos. Pessoas que não têm para onde ir”.

Outro vídeo, gravado por um sargento do Corpo de Bombeiros chamado Oliveira, pede que a população que se encontra nas proximidades do rio São João deixem a área imediatamente.

Foi montado um centro de comando com a presença de bombeiros, políciais militares, agentes municipais, da Defesa Civil e representantes da mineradora Santanense, responsável pela barragem.

A empresa responsável pela barragem anunciou que caso ocorra rompimento, a água não atingirá a área urbana de Pará de Minas. Novas informações serão dadas pelas autoridades oficiais.

 

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.