Viraliza VÍDEO de ativista do movimento negro confrontando críticos das cotas raciais na UNB

Atualizado em 9 de outubro de 2021 às 14:43
Ativista do movimento negro confronta Demétrio Magnolli e outros críticos das cotas raciais na UNB
Ativista do movimento negro confronta Demétrio Magnolli e outros críticos das cotas raciais na UNB. Foto: Reprodução

Neste fim de semana viralizou vídeo do lançamento de livro de Demétrio Magnoli na UNB em 2009. À época, ele estava lançando o livro “Gota de sangue – Uma história do pensamento racial”. Cinco anos antes, a UNB (Universidade de Brasília) havia aprovado as cotas raciais para ingresso no ensino superior. Em 2009, o assunto foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) e gerou debates, entre eles, no auditório da universidade com um ativista do movimento negro.

Com uma bancada de pessoas brancas, a mesa, que incluía Fernando Gabeira, criticava as cotas raciais até que um homem negro, que lidera um movimento, se levantou para tratar sobre o tema. Ele é chamado de membro da Ku Klux Klan. O trecho é retirado do documentário “Raça Humana: bastidores das cotas raciais na UnB”, da Câmara dos Deputados.

Leia também:

1 – Bolsonaro riu ao saber que Marcos Pontes ameaçou se demitir

2 – Presidente do CFM é acusado de faltar a 873 plantões em hospital

3 – Ciro Gomes gastou fortuna com publicitário para tentar crescer nas pesquisas

Vídeo viralizou após ser compartilhado por ativista do movimento negro

O vídeo viralizou nas redes após thread de Marcos Queiroz, ativista do movimento negro. Ele é Doutorando da UNB e pesquisador da Fulbright Brasil e lembra que “o pouco espaço que negros tem nesse país foi conquistado a duras penas, arrombando a porta”. “Há pouquíssimos anos, era assim. Por isso até hoje não toleram a derrota na luta das cotas. Jamais vão superar que nós falemos quando nos querem enterrados”, prossegue.