VÍDEOS mostram como major bolsonarista do GSI colaborou com terroristas

Atualizado em 24 de abril de 2023 às 13:48
Golpistas receberam água mineral de militar e aperto de mão de José Eduardo Natale, então major do GSI. Imagem: Reprodução

Uma linha do tempo das imagens de câmeras de segurança mostra que José Eduardo Natale de Paula Pereira, major bolsonarista do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), colaborou com os terroristas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Vídeos registraram o servidor conversando, cumprimentando e dando água para os bolsonaristas.

Sua primeira aparição ocorreu às 15:58, no terceiro andar do Planalto. Posteriormente, às 16:11, ele reapareceu conversando com os invasores e não fez nenhuma ação para detê-los.

No mesmo horário, o relógio Baltazar Martineau do palácio é destruído por um bolsonarista no terceiro andar. Natale passa perto da obra e ignora o fato de a peça rara estar destruída e jogada no chão. Na mesma cena, em que o major conversa com bolsonaristas, um outro homem traz um carrinho cheio de garrafas de água e um balde de gelo para os colegas.

Depois de mais de 20 minutos conversando com os invasores, ele indica a saída do andar calmamente a eles. Ele ainda ignora que um dos terroristas pegou um extintor de incêndio e acompanha o grupo até a escada.

O bolsonarista foi nomeado para o cargo no início de 2021, pelo então ministro-chefe do GSI Augusto Heleno. Ele foi afastado do posto logo após o ataque terrorista pela administração do então chefe do órgão, Gonçalves Dias. Natale também fazia parte da equipe de viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja os vídeos:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link