Feminicídio: Violência contra a mulher cresce quase 30% em SP, diz pesquisa

Atualizado em 10 de março de 2022 às 8:29
Policiais mulheres em operação
Operação Resguardo II já prendeu 5,7 mil agressores em SP. Foto. Reprodução

Nesta quinta-feira (10), a Rede de Observatórios da Violência divulgou um levantamento que revela números preocupantes quanto à segurança das mulheres. A pesquisa mostra dados de pelo menos cinco estados do Brasil que são acompanhados pelo grupo. Entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco  Ceará.

O levantamento aponta que no ano passado houve registros de 1.975 casos de violência contra a mulher nos cinco estados monitorados, dos quais 409 (21%) foram feminicídios. Nos números gerais, em média, uma mulher foi vítima de feminicídio por dia em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco ou Ceará.

Os crimes, em geral, foram cometidos em sua maioria pelos próprios companheiros das vítimas (65% em casos de feminicídio e 64% em casos de agressões), e, quando informado, por motivos torpes já conhecidos como brigas (28%), término de relacionamento (9%) e ciúmes (8%). Além disso, foram contabilizados 200 casos de estupro ou abuso sexual.

Leia mais

1; Com votos acima do necessário, MBL dá cassação de Mamãe Falei como certa

2; Ministro Alexandre de Moraes entrega provas contra Bolsonaro ao TSE

3- Pacheco desiste de disputar Planalto e PSD deve lançar Leite

A violência contra a mulher nos estados

A maioria dos casos, tanto de assassinatos, quanto dos vários tipos de violência, se concentraram em sua maior parte em SP, estado que também apresentou um aumento de 27% nas ocorrências em relação a 2020. No RJ, a violência contra as mulheres cresceu 18%. No Ceará, o sinal de alerta está ligado ao transfeminicídio, o ataque a mulheres trans.

São Paulo acumulou, segundo o levantamento, 929 eventos de violência contra mulheres monitorados em 2021: foram 157 feminicídios — número maior que o oficial, de 136 mortes —, 501 agressões e tentativas de feminicídios e 97 estupros.

O Rio de Janeiro, segundo pior estado no retrospecto, tem uma média de um caso de violência contra a mulher a cada 24 horas. Foram 73 feminicídios, 192 tentativas de feminicídio ou agressão física consumada, além de 39 casos de estupro ou abuso sexual.