Chance de votar em Lula aumenta com Alckmin de vice, diz Datafolha

Atualizado em 17 de dezembro de 2021 às 18:27
Veja Alckmin e Lula
O ex-governador paulista Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula. Foto: Ana Nascimento/Agência Brasil

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) mostra que a chance de eleitores votarem em Lula para presidente em 2022 aumenta com Alckmin de vice.

O levantamento foi feito com 3.666 pessoas em 191 cidades brasileiras, de 13 a 16 de dezembro, e tem uma margem de erro de dois pontos para mais ou menos. ​

Para 70% dos eleitores, a negociação não altera a chance de votar no ex-presidente. 16% disseram que ela aumentaria e 11%, a presença do ex-tucano na chapa diminuiria tal chance. Sendo assim, um crescimento de 5% de chance. Não quiseram opinar 4% dos ouvidos.

Leia também:

1- Bolsonaro quer saber quem da PF foi contra operação contra Ciro

2- Após dizer que vacinação de crianças não é “consensual”, Queiroga foge de jornalistas

3- PT vai ao STF para obrigar Bolsonaro a vacinar crianças contra a covid

Articulação Lula e Alckmin é desconhecida

As pessoas ainda não sabem muito sobre a articulação. Apenas 32% dizem ter ouvido falar acerca da ideia. Destes, 12% se dizem bem informados sobre o tema, 15%, mais ou menos e 5%, mal.

Entre o eleitorado mais abastado, que ganha mais de 10 salários mínimos mensais e compõe 4% da amostra, a taxa de conhecimento sobe a 64%. Isso cai a 23% no grosso da população, 51%, que integra o segmento que ganha até 2 mínimos.

Entre aqueles que declaram voto em Lula, 24% creem que a chapa reforçaria a intenção, e 9% se veem desmotivados. Já para os eleitores declarados do presidente Jair Bolsonaro (PL), 4% dizem que ver aumento das chances de optar por Lula e 9%, diminuição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link