A atriz Whoopi Goldberg pediu desculpas e se corrigiu depois de dizer, num programa que apresenta na televisão americana, que o Holocausto não era sobre raça, mas sobre “a desumanidade do homem para com o homem”.
LEIA MAIS:
1 – Congolês morto em quiosque foi espancado em 15 minutos por 5 pessoas, diz primo
2 – ‘Mataram aqui como matam em meu país’, diz mãe do congolês Moïse Kabamgabe
3 – Morte de congolês Moïse Kabamgabe foi causada por traumatismo do tórax
Como Whoopi Goldberg pediu desculpas
No talk-show The View, na ABC, a atriz comentava a decisão da direção de uma escola no estado do Tennessee, nos EUA, que decidiu retirar do currículo o quadrinho Maus, da autoria de Art Spiegelman.
Livro conta a história de Vladek Spiegelman, pai do autor, judeu sobrevivente de Auschwitz, e ganhou o Prémio Pulitzer de literatura. Segundo a CNN, a escola norte-americana decidiu substituir a obra devido a uma imagem de nudez e linguagem obscena.
Intervenção da atriz e apresentadora foi prontamente criticada e considerada “perigosa” pela organização não-governamental americana StopAntisemitism.
Perante as reações aos seus comentários, Whoopi Goldberg emitiu um comunicado pedindo desculpa. “No programa de hoje disse que o Holocausto não era sobre raça, mas sobre a desumanidade do Homem para com o Homem. Devia ter dito que era sobre ambas”, admitiu.
Newsflash @WhoopiGoldberg 6 million of us were gassed, starved and massacred because we were deemed an inferior race by the Nazis.
How dare you minimize our trauma and suffering! pic.twitter.com/nD8drxWpxJ
— StopAntisemitism (@StopAntisemites) January 31, 2022