Bolsonaro deve ser ouvido pela PF em julho sobre planos golpistas

Atualizado em 13 de fevereiro de 2024 às 12:56
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Polícia Federal (PF) planeja interrogar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como parte de uma investigação sobre uma organização criminosa envolvida em uma suposta tentativa de golpe de Estado e subversão do Estado Democrático de Direito para obter vantagens políticas.

É previsto que Bolsonaro seja ouvido antes da conclusão das investigações na Operação Tempus Veritatis, programada para encerrar em novembro. A convocação do ex-presidente deve ocorrer por volta de julho, coincidindo com o início da campanha para as eleições municipais de 2024.

Durante a Tempus Veritatis, o passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela polícia, restringindo suas viagens internacionais, e foi proibido de contatar outros investigados, incluindo Valdemar Costa Neto. O presidente do PL chegou a ser detido após a polícia encontrar uma arma com registro expirado e uma pepita de ouro em seu apartamento.

PF deve ouvir Bolsonaro em Julho. Foto: Reprodução

A polícia executou 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, incluindo proibição de contato com os coacusados, proibição de deixar o país com a entrega dos passaportes e suspensão do exercício de funções públicas.

Além de Costa Neto, que já foi solto, foram detidos Filipe Martins, Marcelo Câmara, Bernardo Romão Corrêa e Rafael Martins.

No curso das investigações, um vídeo de uma reunião entre Bolsonaro e ministros, em julho de 2022, teve o sigilo levantado pelo STF. Na gravação, Bolsonaro e seus ministros discutem estratégias pré-eleitorais, questionam a confiabilidade das urnas eletrônicas e fazem acusações infundadas contra ministros do Supremo.

O ex-presidente sugere a possibilidade de fraude eleitoral para que a esquerda vença. Além do vídeo, a polícia descobriu que o grupo investigado se dividiu em células para disseminar alegações de fraude nas eleições presidenciais de 2022, visando legitimar uma intervenção militar antes do pleito.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link