A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se manifestou sobre a foto tirada por Jair Bolsonaro com criança com arma de brinquedo. Em nota, a entidade deixou claro que “arma não é brinquedo” e citou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“[A entidade] reitera a importância de a população, em especial autoridades e personalidades públicas, respeitarem a legislação que exige a proteção dos direitos dessa faixa etária”.
A SBP ainda diz que o uso de armas de brinquedo causam “efeitos negativos” no desenvolvimento das crianças. “Ao contrário dos adultos, eles são incapazes de distinguir entre uma arma real e armas de brinquedo”.
Para a entidade, o debate “não se trata de um discussão ideológica” sobre posse ou porte de armas. “O que está em jogo é a vida e a integridade física e emocional de milhares de crianças e adolescentes”.
“Por isso, os pediatras conclamam as autoridades para uma profunda reflexão sobre os efeitos destas ações de mídia e de marketing, que devem se basear na legislação e na ética, e nunca serem maiores que o compromisso com a dignidade da população brasileira”, finaliza.
Leia a nota na íntegra:
Leia também:
1 – Entrevista de Mano Brown com Holiday causa polêmica e divide a internet
2 – CPI: Renan quer responsabilizar mandatário por genocídio indígena
3 – Presidente recebeu dica para tentar tirar urnas eletrônicas do TSE e mandar para a Abin
Além de Bolsonaro, pais também devem ser responsabilizados, diz advogado
Para o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, os pais da criança devem ser responsabilizados. “A criança foi submetida a situação vexatória e constrangedora pelos próprios pais, que certamente consentiram com aquela situação, e pelo Bolsonaro”, afirmou ao DCM.
Ele ainda diz que a ideia do presidente de posar ao lado da criança é fazer apologia à violência. Também avalia que o ECA foi violado, bem como a Constituição Federal. “Bolsonaro precisa responder por isso, pelo descumprimento do ECA, pela exploração da imagem da criança”, avalia.
Para Bolsonaro, criança é exemplo de “patriotismo”
Apesar das críticas, Bolsonaro diz que criança é exemplo de “civilidade, patriotismo e respeito”. Argumentou que quando era mais novo brincava com armas, flechas e estilingues.
O presidente esteve em Belo Horizonte para participar de cerimônia de projeto de obras do metrô na capital. Também para o lançamento da pedra fundamental do Centro Nacional de Vacinas.