CPI não vai mais atribuir a Bolsonaro crime de genocídio de indígenas

Atualizado em 19 de outubro de 2021 às 23:09
CPI genocidio retirado
Bolsonaro se livrou do indiciamento de genocídio contra povos indígenas

Bolsonaro não vai ser mais indiciado pelo crime de genocídio de indígenas e por homicídio qualificado no relatório final da CPI da Covid. A definição ocorreu na noite desta terça (19) pela cúpula da comissão. O texto será lido nesta quarta-feira (20) no Senado.

Os senadores do chamado G7 jantaram na casa do parlamentar Tasso Jereissati (PSDB-CE). E lá decidiram retirar os dois indiciamentos. Isto porque não havia um consenso sobre o assunto, conforme revelou Omar Aziz.

“O genocídio não era consenso, não havia consenso de ninguém, entre juristas não havia consenso. Entre nós senadores, eu mesmo disse que tinha que ser convencido. O mais importante dessa reunião é que saímos unificados”, afirmou o presidente da comissão ao G1.

Só que ainda vai constar no relatório o indiciamento por crime contra a humanidade. Essa foi a solução encontrada pelos integrantes da comissão. Bolsonaro também será indiciado pelo crime de “epidemia com resultado de morte”.

Leia mais:

1 – Demissão de ex-procurador da Lava Jato pode ser barrada; Veja o motivo

2 – VÍDEO: na Globo, Míriam Leitão enquadra Eduardo Leite por apoio a Bolsonaro e tucano se enrola

3 – VÍDEO: Doria assume erro por voto em Bolsonaro, mas joga peso para população: “Outras pessoas erraram”

CPI também tirou indiciamento de Flávio Bolsonaro

Omar Aziz revelou que não terá no relatório final o indiciamento do senador Flávio Bolsonaro pelo crime de advocacia administrativa.

Os senadores definiram que a sessão de amanhã vai ocorrer apenas para a leitura do relatório de Renan Calheiros. A discussão do parecer e versões alternativas vão ficar para semana que vem, no dia 26.