DCM Café da Manhã – Burrice, fraude e incompetência: Bolsonaro deixa Enem a cara do governo

Atualizado em 19 de novembro de 2021 às 8:42
DCM Café da Manhã
DCM Café da Manhã

No DCM Café da Manhã desta sexta (19), Kiko Nogueira e Leandro Fortes fazem um giro de notícias no quadro Diabos Velhos. Tratam da “cara do governo” no Enem de 2021: burrice, fraude e incompetência. Em seguida, no segundo bloco, José Genoino, ex-presidente do PT, ex-deputado federal e ex-guerrilheiro, será entrevistado.

Veja:

Leia também:

1 – Guedes diz que árabes vão comprar times de futebol no Brasil

2 – Presidente está emparedado por Lula e Moro e não sabe o que fazer

3 – PEC dos Precatórios: Lira e Pacheco batem boca: “Capacho do Bolsonaro”

DCM Café da Manhã fala sobre a censura do governo no Enem

Jair Bolsonaro pediu que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, tratasse o Golpe Militar de 1964 como revolução no Enem. O pedido do presidente ocorreu no primeiro semestre deste ano, segundo membros do governo. O chefe da Educação levou a fala a membros da pasta e ao Inep, mas não trabalhou de modo prático, uma vez que os itens passam por longo processo de elaboração.

Desde 2019, primeiro ano do atual governo, nenhuma questão sobre a ditadura caiu no Enem. Isso é algo inédito desde que o exame é aplicado.

A pressão por causa da prova com a “cara do governo” gera desespero entre servidores envolvidos com a prova. Eles temem perseguições e punições caso o exame desagrade Bolsonaro. A informação é da Folha.

Há pressão para que o exame elimine temas desde o início do governo. Em 2019, por exemplo o governo censurou tirinha da Mafalda no exame. Uma comissão montada para avaliar as questões não aprovou enunciado que continha história da personagem de quadrinhos. “Gera polêmica desnecessária”, foi a conclusão.

No ano passado, após a prova, o presidente criticou uma questão que falava da diferença salarial entre Neymar e Marta. Para ele, era um tema ideológico.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link