VÍDEO: Em 2016, Dilma previu a tragédia do governo Bolsonaro

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 8:44
Dilma Rousseff em discurso no Senado Federal em 2016
Dilma Rousseff em discurso no Senado Federal em 2016. Foto: Reprodução

Em 2016, em discurso no Senado Federal, Dilma Rousseff previu a tragédia do governo Bolsonaro. À época, a ex-presidente alertou sobre o que estava “em jogo” com seu golpe.

“O que está em jogo com o processo de impeachment não é apenas meu mandato, o que está em jogo é o respeito às urnas, o que está em jogo são as conquistas, os ganhos da população, das pessoas mais pobres”, afirmou à época.

Cinco anos depois, fica claro que a ex-presidente profetizou o Brasil de Bolsonaro. “Os negros e as populações LGBT estarão comprometidas pela submissão a princípios ultraconservadores”, afirmou à época.

Leia também:

1 – Juízes antivacina querem fim da obrigatoriedade do imunizante para entrar no TJ

2 – Allan dos Santos usou estagiária de Lewandowski como informante no STF

3 – Relatório da CPI deve pedir indiciamento de Eduardo e Carlos Bolsonaro

“Todos nós seremos julgados pela História”, disse Dilma

Cinco anos depois, o golpe contra a ex-presidente já tem suas consequências. Desastres previstos na Educação e na Economia, por exemplo, já fazem o brasileiro sofrer.

Setembro de 2021 teve a maior altar para o mês do índice desde o início do Plano Real em 1994. A inflação acelerou no último mês e fechou em 1,14% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15).

O acesso de minorias a educação superior, outra consequência do golpe. O Enem 2021 terá menor número de pretos, pardos e indígenas dos últimos 10 anos. Os candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo, que têm isenção de taxa, também registram o menor número de inscritos da década. O número de inscrições em geral também é baixíssimo, o menor dos últimos 14 anos.