Apoie o DCM

CPI vai indiciar Allan dos Santos em relatório final

Allan dos Santos
Allan dos Santos. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Renan Calheiros vai indiciar Allan dos Santos no relatório final da CPI da Covid. O documento vai apontar o blogueiro bolsonarista como figura central na distribuição de fake news durante a pandemia. Entre as notícias falsas estão o “tratamento precoce”.

Segundo apuração da CPI, quando o blogueiro publicava fake news, uma rede de ativistas e comunicadores as disseminava. Serão atribuídos a ele dois crimes: descumprimento de norma sanitária e incitação ao crime de descumprimento, segundo a coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.

Leia também:

1 – Juízes antivacina querem fim da obrigatoriedade do imunizante para entrar no TJ

2 – Blogueiro bolsonarista usou estagiária de Lewandowski como informante no STF

3 – Família Jereissati ofusca Doria em SP e Eduardo Leite ganha terreno nas prévias do PSDB

Além de Allan dos Santos, relatório da CPI deve pedir indiciamento de Eduardo e Carlos

Além de Jair Bolsonaro, Eduardo e Carlos também devem ser incluídos no pedido de indiciamento do relatório da CPI. Devem entrar na lista da comissão outros aliados do presidente, como Fábio Wajngarten e Filipe Martins. Os nomes devem constar no capítulo relativo à disseminação de fake news. Serão mais de 30 pessoas incluídas no documento.

Renan Calheiros e a equipe de juristas da comissão estão escrutinando trocas de mensagens dos filhos do presidente. Elas comprovariam que eles tiveram envolvimento com o esquema de divulgação de notícias falsas na pandemia. Os diálogos foram obtidos no compartilhamento do material do inquérito das fake news no STF (Supremo Tribunal Federal).

No caso de Eduardo, as mensagens mostram que ele trocou mensagens com “patrocinadores” da fábrica de fake news. Entre eles estão Luciano Hang e Otávio Fakhoury. Já Carlos, aparece trocando mensagens com Filipe Martins sobre o conteúdo a ser distribuído nas redes bolsonaristas. Para os senadores do colegiado, é certo que ele coordena o gabinete do ódio.