Apoie o DCM

MPF se opõe a queixa-crime de Augusto Aras contra colunista da Folha

Augusto Aras MPF Folha
O Ministério Público Federal é contrário ao pedido feito por Augusto Aras contra colunista da Folha de São Paulo

O Ministério Público Federal deu um parecer contrário a um recurso feito pelo PGR, Augusto Aras. O documento é sobre a ação movida contra o professor da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes.

Aras indagou o não recebimento da queixa-crime contra o docente. O documento se refere à uma suposta prática dos crimes de calúnia, injúria e difamação. A ação foi rejeitada em agosto deste ano pela Justiça Federal. Também foi indeferido o recurso apresentado pelo PGR, que contestou a decisão.

No processo, Augusto falou sobre postagens de Mendes nas redes sociais e coluna publicada na Folha. O texto tinha o título “Aras é a antessala de Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional”.

Leia mais:

1 – Fux decide o que acontece quando houver empate no STF em ação penal

2 – Usuário que se apossou do Coronel Siqueira tira perfil do ar após ser desmentido por esposa do criador

3 – Pacheco defende reforma administrativa e ressalta que servidores “não podem ser demonizados”

Ministério Público Federal deu parecer contrário ao recurso de Augusto Aras

O Ministério Público Federal falou que a decisão foi “acertada” ao rejeitar a queixa-crime. O desembargador Ney Bello será o relator do processo.

“A queixa-crime pela prática dos crimes de calúnia e de difamação não podem se pautar apenas no eventual desconforto com críticas que parecem, ao querelante [Aras], exacerbadas e injustas, quando o querelado [Hübner Mendes] exerce, bem ou mal, suas funções de jornalista político ao comentar fatos relevantes e informar seus leitores”, disse p procurador regional Paulo Vasconcelos Jacobina em seu parecer.

“As boas e más opiniões não devem ser criminalizadas por causa do desconforto que podem causar”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.