Apoie o DCM

Bolsonaro faz reunião ministerial com BB e Caixa sem Paulo Guedes

Veja o Paulo Guedes
Paulo Guedes. Foto: Wikimedia Commons

Paulo Guedes, que está em deslocamento dos Estados Unidos para o Brasil, não esteve em uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta (15) uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. Informação é de Carla Araújo no UOL.

Guedes fritado

O encontro, que não consta na agenda oficial, tem ainda a participação dos presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

O evento teve a presença de ao menos sete ministros: Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Onyx Lorenzoni (Trabalho), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tereza Cristina (Agricultura) e, João Roma (Cidadania) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).

O DCM está cobrindo a fritura de Guedes mais recente.

Em 6 de outubro, o repórter Naian Lopes disse que o Centrão fritou Guedes e votou pela convocação de ministro: “Esse já era”.

No dia 7 do mesmo mês, o DCM informou que Guedes se sente abandonado por Bolsonaro, mas se recusa a pedir demissão: “Vai ter que me mandar embora”.

No dia 10 de outubro, a Coluna Essencial informou que enquanto frita Guedes, Centrão já escolheu substituto: Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro Nacional.

Guedes em apuros

A cabeça de Guedes foi pedida inúmeras vezes pela classe política. Bolsonaro sempre bancou. Demitir o ministro seria a prova da incompetência do seu governo, na opinião do presidente. Então resolveu segurá-lo.

Só que o escândalo do offshore virou insatisfação até de outros ministros. E até familiares de Bolsonaro não querem mais Paulo no governo. O enxergam como um “falastrão” que não sabe o que fazer para recuperar a economia.

O presidente quer esperar mais um pouco para ver os desdobramentos do caso. E não esconde que há um pouco de esperança da parte dele para que o ministro peça demissão.