Apoie o DCM

Longe de Lula nas pesquisas, Bolsonaro volta a falar de voto impresso

Bolsonaro discursando com os braços abertos.
Bolsonaro volta a falar sobre as eleições 2022. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar sobre voto impresso, na sexta-feira (25), mesmo após a proposta já ter sido derrotada no Congresso Nacional. Além de voltar a colocar em dúvida a lisura do processo eletrônico de votação, ele ironizou os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamando-os de “queridos”. As afirmações foram feitas durante cerimônia de lançamento de novas medidas do Programa Renda e Oportunidade, no Palácio do Planalto.

Nós queremos eleições limpas, e tenho certeza de que temos como colaborar com nosso prezado TSE, com nosso querido Alexandre de Moraes, com nossos queridos (Luís Roberto) Barroso e (Edson) Fachin, para que isso aconteça. Eu tenho certeza de que, do fundo do coração deles, eles querem isso“, disse Bolsonaro. Ele afirmou, ainda, que vai “perder ou ganhar dentro das quatro linhas” da Constituição.

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes são presidente e vice-presidente do TSE. Luís Roberto Barroso é o ex-presidente, que liderou a Corte eleitoral até o dia 22 de fevereiro. “O voto tem de ser contado. Não podemos disputar uma eleição com a mínima suspeição de que algo esteja errado”, disse Bolsonaro. “E podem ter certeza: eu acredito que as eleições sejam limpas no corrente ano, porque só podemos concorrer às eleições dessa maneira. Muitos me acusaram de ser ditador, de querer dar golpe. A gente está fazendo justamente o contrário do que nos acusaram”, argumentou o presidente da República.

A frase de Bolsonaro acontece justamente na semana em que o Datafolha mostrou as chances reais de Lula vencer no primeiro turno. Além disso, pesquisa Ipespe revelou o fim da tendência de subida do presidente, que voltou a cair.

Leia mais:

1. Lula promete que não vai privatizar estatais: “Vamos voltar”

2. Esposa e filha de pastor envolvido com propinas no MEC receberam auxílio emergencial

3. Advogado de Lula critica Dallagnol por associar ‘crianças com câncer’ com indenização

Bolsonaro não, mas brasileiros confiam na urna eletrônica

Foto das novas urnas eletrônicas, que serão usadas nas eleições desse ano. TSE afirma que são mais modernas.
Essas serão as urnas eletrônicas utilizadas esse ano, de acordo com o TSE. Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (24) mostrou que a grande maioria dos brasileiros confia na segurança da urna eletrônica, ao contrário do que tentou dizer o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante meses. A popularidade das urnas chegou a aumentar de dezembro de 2020 para agora, segundo o levantamento.

82% dos brasileiros disseram confiar no sistema eletrônico de votação, contra apenas 17% que dizem não acreditar. Dos que confiam, 47% “confiam muito” e 35% “confiam um pouco”. O levantamento também mostrou que 77% são favoráveis ao atual modelo e apenas 20% da população brasileira defende a volta do voto impresso.

O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 municípios, entre 22 e 23 de março de 2022. A margem de erro ficou em dois pontos percentuais para mais ou para menos e a chance da pesquisa retratar a realidade é de 95%.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link