Apoie o DCM

Membros da CPI querem levar relatório final à PF

Renan Calheiros, relator da CPI da Covid
Renan Calheiros diz que relatório vai acusar presidente de 11 crimes. Foto: Agência Senado

Membros da CPI da Covid avaliam entregar o relatório final da comissão à Polícia Federal. Os senadores defendem que o texto, que será votado na próxima semana, seja remetido à corporação além do Ministério Público Federal (MPF). Entre os parlamentares do colegiado que defendem a ideia estão Omar Aziz e Renan Calheiros.

Randolfe Rodrigues, segundo a coluna de Bela Megale no Globo, diverge dos colegas. Para o senador, o colegiado deve seguir o rito previsto na Constituição e entregar o documento somente ao MPF. Caso o órgão não cumpra seu dever, o vice-presidente da comissão defende entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Acho redundante levar o relatório à PF. Por que vamos pedir para fazer um trabalho de investigação e indiciamento que a CPI já fez?”, questiona Randolfe.

Leia também:

1 – Alec Baldwin mata cinegrafista acidentalmente durante gravação de novo filme

2 – Com medo, Allan dos Santos impõe condição para se entregar à polícia

3 – 3ª via tem de mirar Bolsonaro em 2022, diz Rodrigo Maia

Saiba o que fará a CPI após leitura do relatório final

Perto do fim dos trabalhos da CPI da Covid, os senadores já discutem qual será o futuro da comissão. Nesta quarta-feira (20), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) leu o relatório final. O documento será votado na próxima terça (26), na última sessão da CPI.

Após a votação, os trabalhos serão encerrados e o relatório, se aprovado, será encaminhado aos órgãos de investigação. Os 68 pedidos de indiciamento contidos no parecer serão analisados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O Ministério Público Federal (MPF) e os Ministérios Públicos estaduais também receberão pedidos da CPI.

Os senadores do G7, grupo majoritário da comissão, deverão formar uma frente parlamentar para seguir acompanhando denúncias sobre a pandemia.