Franciscanos manterão igreja fechada na Itália para Bolsonaro não entrar
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não será bem vindo na cidade de seus antepassados, Anguillera Veneta, na Itália. O prefeito, Sergio Giordani, informou que está fora por “compromissos assumidos” e que não poderá recebê-lo, o bispo também avisou que não participará e os franciscanos da basílica de Santo Antônio manterão a igreja fechada para que o presidente brasileiro não entre.
A Diocese de Pádua, que fica na cidade dos ancestrais de Bolsonaro, não concorda com a concessão do título de cidadão honorário ao ocupante do Palácio do Planalto.
Leia mais:
1. Bolsonaro já sabe futuro de André Mendonça no STF
2. Centrão quer tornar Bolsonaro “senador vitalício” para evitar prisão
3. PM impõe sigilo de 100 anos sobre salários de policial acusado de matar Marielle e Anderson
Na cidade de Anguillara Veneta nasceu Vittorio Bolsonaro, em 1878, que aos dez anos emigrou para o Brasil. Ele é um dos dezesseis trisavôs do presidente, que tinha planos de, durante a viagem na Itália, visitar a basílica, já que se diz devoto de Santo Antônio.
A diocese divulgou um comunicado em relação a intenção de conceder o título de cidadão honorário a Bolsonaro: criou “forte constrangimento”, diz o texto.
“Os bispos do Brasil, justamente nestes dias, estão denunciando em alto e bom tom a violência, os abusos, a exploração da religião, devastações ambientais e o agravamento de uma grave crise sanitária, econômica, ética, social e política, intensificada pela pandemia”, diz a nota, que faz referência a COP26, que Bolsonaro não participará.
A diocese apela para que o presidente brasileiro “promova políticas que respeitem a Justiça, saúde e meio ambiente”. E ainda completa que a homenagem que se planeja gerou “um forte embaraço diante da voz de tantos que sofreram”.
Muitos protestos têm acontecido desde que a tentativa da homenagem se tornou pública.
Bolsonaro na Itália: na cidade de seus antepassados Anguillara Veneta,o bispo não participará do encontro e os franciscanos vão manter a igreja fechada para o criminal não entrar. O prefeito Sergio Giordani fez saber que está fora por compromissos assumidos e não pode recebê-lo.
— Leonardo Boff (@LeonardoBoff) October 28, 2021
Com informações da revista Fórum