Apoie o DCM

Instituto Adolfo Lutz vai verificar variante de passageiro da África em até 96 horas

Teste PCR
Imagem: Okan Celik/Istock

O Instituto Adolfo Lutz, do governo de São Paulo, tem em mãos a amostra genética do teste do passageiro com covid-19 vindo da África do Sul. Os cientistas do laboratório analisarão, em um prazo de 72h a 96h, qual é a variante que infectou o homem.

Após desembarcar neste sábado (27), no aeroporto de Guarulhos, o paciente testou positivo para Covid-19. Por ele ter vindo da África, onde a variante Ômicron foi primeiro detectada, logo foi isolado e coletou novo exame para verificar se o vírus que o infectou é da nova cepa.

A Anvisa notificou, então, os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde nacional, estadual e municipal. A Vigilância Epidemiológica de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso. Com informações do UOL.

Leia também:

1- Estudante detona falta de organização no Enem: “Não caiu nada que os alunos aprendem”

2- Auxiliares de Guedes temem nova paralisação da economia com variante Ômicron

3- Querendo passar Moro, Doria fará almoço com aliados para discutir pré-campanha

Isolamento de passageiro da África é necessário

Secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, explicou o processo de análise do Adolfo Lutz. “Após a nova coleta, há uma análise de abertura genética. O material genético do vírus é amplificado e, assim, é possível analisar se há uma mutação e qual é essa mutação.”

Sendo ou não a nova variante, afirma o secretário, o protocolo sanitário a ser seguido pelo paciente é o isolamento comum. As pessoas que tiveram contato próximo com esse homem também foram orientadas a permanecer em quarentena.

“A única nova questão, que pode ajudar a entender o vírus, é que se for a nova variante, o passageiro veio assintomático e com esquema vacinal completo. De forma indireta, pode-se dizer que as vacinas têm poder de proteção que imaginamos”, completa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link