Apoie o DCM

Marcos Pontes é colocado contra parede após reclamar de cortes na Ciência

marcos pontes ciencia
Marcos Pontes foi cobrado pelo governo Bolsonaro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, está insatisfeito com o corte de R$ 600 milhões no orçamento da sua pasta. E membros do governo Bolsonaro não estão satisfeito com isso.

De acordo com a Folha de S. Paulo, foi pedido ao astronauta a “jogar junto” com o governo. A cobrança ocorreu na última reunião ministerial, na sexta (15). Nessa data, saiu a sanção ao projeto que retira os recursos do ministério e distribui para outros setores.

Pontes não tinha conhecimento dos cortes na sua pasta e vem fazendo cobranças pela comunidade científica. Ele tem chamado a diminuição de verba de “equívoco” e “ilógico”. Inclusive, chegou a cogitar abandonar o governo.

“Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a comunidade científica e o setor produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, disparou.

Depois da reunião, Marcos gravou um vídeo e publicou nas redes sociais. Ele seguiu dizendo que o corte era “realmente preocupante”. Porém, explicou que o presidente se comprometeu em solucionar o problema. Fato que não deve acontecer, pois todos conhecem o histórico do Bolsonaro.

Leia mais:

1 – Em meio à fome generalizada, Bolsonaro quer privatizar a CeasaMinas

2 – Pressionado, deputado bolsonarista se manifesta após xingar Papa

3 – “Macabro”: Como Flávio Bolsonaro reagiu a depoimento de parentes de vítimas da Covid

Bolsonaro riu de Marcos Pontes

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ameaçou se demitir no dia 8 de outubro. Em coletiva de imprensa, ele reclamou publicamente do corte que a pasta sofrerá em 2022 e disse que faltará recurso para bolsas. Além disso, o astronauta garantiu que chegou a cogitar pedido de demissão. Bolsonaro foi informado da forte declaração de seu ministro e sua reação foi, no mínimo, curiosa. O presidente riu e aprovou.

Segundo interlocutores, Bolsonaro estava no mesmo evento que Marcos Pontes, mas não ouviu a afirmação na coletiva. O presidente teria sido informado sobre as declarações por alguns assessores e pediu detalhes. Uma fonte confirmou ao DCM que ele começou a rir quando soube com detalhes de tudo que Pontes disse.

Para assessores, Bolsonaro disse que achou corajosa a atitude do ministro astronauta. “Tá ficando corajoso e entendendo como funciona”, teria dito o presidente. Ninguém, no entanto, levou a frase a sério e entendeu que ele estava zombando do ministro.