Apoie o DCM

Mourão confirma que vai abandonar Bolsonaro nas eleições de 2022

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.
Foto: Evaristo Sá/AFP

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou que não será candidato a vice ao lado de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. Mourão abandona o chefe do Executivo a poucos meses do fim dos prazos legais para a transferência do domicílio eleitoral.

O militar vai concorrer a senador pelo Rio Grande do Sul na eleição de outubro. Ele confirmou a informação em entrevista ao jornal O Globo.

Leia também:

1- Bolsonaro dispensa posse de Gabriel Boric no Chile e manda vice
2- Bolsonaro foge de cúpula de líderes na Colômbia e escala vice
3- Universal quer vice no Rio e Cláudio Castro está com medo de levar rasteira

Mourão conversa com dois partidos

Mourão disse que está em diálogo com duas legendas, mas não especificou quais. O general é filiado desde 2018 ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Ele afirmou ainda que há a possibilidade de “casar” com algum candidato da base bolsonarista que disputará o governo do estado. Dois nomes citados foram o do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o senador negacionista Luiz Carlos Heinze (PP-RS).

Na quarta-feira (9), ele declarou à CNN Brasil que outro militar pode tomar seu lugar como candidato a vice: o general Walter Braga Netto, atual ministro da Defesa.

“A escolha do vice é sempre feita, na minha visão, tomando por base dois grandes eixos: composição política, que vai fortalecer a chapa, e o outro é o nome da confiança daquele que é o cabeça da chapa. Julgo que o ministro Braga Netto tem um excelente relacionamento com o presidente Bolsonaro. É uma pessoa extremamente capacitada a ser o novo vice-presidente de Bolsonaro”, contou.

Mourão já foi dispensado por Bolsonaro

Bolsonaro já havia afirmado que não pretendia repetir a chapa com Mourão. Os dois vivem uma relação de altos e baixos. Na composição para 2018, o atual vice foi escolhido às vésperas do fim do prazo para a formalização da chapa.

Em julho, o presidente afirmou que o general da reserva “por vezes atrapalha”, mas que vice é igual cunhado: “Você casa e tem que aturar”. No entanto, em dezembro, o presidente Jair Bolsonaro declarou que ainda está à procura de um vice para a sua reeleição em 2022, e que o nome escolhido “pode ser até o próprio Mourão”.

“A gente vai ver como é que fica ano que vem. Tem pessoas que querem ser vice, é normal. Eu vou escolher um vice sim, pode ser até o próprio Mourão, mas um vice que agregue, tenha conhecimento de Brasil, ajude”, disse Bolsonaro em entrevista a afiliada do SBT, em Santos, no litoral paulista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link