Apoie o DCM

Oposição pede que TCU apure viagem milionária de governo Bolsonaro a Dubai

Jorge Seif
O secretário da Pesca, Jorge Seif, em vídeo postado nas redes sociais durante a sua viagem oficial a Dubai; – Foto: Reprodução

Nesta quinta (14), a oposição na Câmara dos Deputados pediu que o TCU investigue a viagem de integrantes do governo Bolsonaro a Dubai para uma feira de negócios. O Executivo federal autorizou o envio de uma comitiva de 69 pessoas e deve desembolsar no mínimo R$ 3,6 milhões na cidade.

Os parlamentares argumentam que, com a viagem, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Gilson Machado, “violam com gastos exorbitantes e sigilosos os princípios da transparência, eficiência e obrigatoriedade da licitação, que devem reger a atividade da Administração Pública”.

Até o momento, o governo gastou R$ 1,17 milhão entre passagens aéreas e diárias para membros de nove ministérios e da Vice-Presidência.

O pedido é assinado pelos líderes da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), da minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), do PT, Bohn Gass (RS), do PSB, Danilo Cabral (PE), do PDT, Wolney Queiroz (PE), do PSOL, Talíria Petrone (RJ), da Rede, Joenia Wapichana (RR) e da minoria no Congresso Nacional, Arlindo Chinaglia Junior (PT-SP).

O documento assinado pela oposição considera que “a realização da viagem com gastos exorbitantes é ilegal e imoral” e pede que a Corte investigue a realização das viagens.

Leia também:

1; VÍDEO: Sem máscara, presidente tem crise de tosse em live

2; Renan Calheiros quer indiciar Braga Netto em relatório final da CPI

3; Ciro Nogueira obedece presidente e acha solução para Mendonça: pressionar Pacheco

“Trabalho-passeio” de Bolsonaro

Jorge Seif chama a viagem de “trabalho-passeio” e diz que o lugar é “top demais”. “Estamos trabalhando, não estamos passeando, promovendo o turismo da Amazônia”, alega em live.

“Lógico que isso aqui, naturalmente, é um trabalho-passeio, né? Não adianta negar e ficar de sacanagem. Tu vem para um lugar desse, vê um lugar desse… é top demais”, prossegue.

No país, ele diz ter reuniões “com vários países” e elogiou as relações diplomáticas do Brasil com os Emirados Árabes Unidos. O objetivo é tratar de negócios entre os países, mas ele não detalhou nenhum possível acordo.