Apoie o DCM

Bancada do PT apoia CPI do Orçamento Secreto e garante 7 das 27 assinaturas necessárias

Bancada do PT formalizou apoio á CPI do Orçamento Secreto
Paulo Rocha, líder da bancada do PT no Senado. Foto: Agência Senado

A Bancada do PT no Senado Federal fechou apoio à instalação da CPI do Orçamento Secreto. A ideia é apurar a cooptação de apoio político e as irregularidades no uso das “emendas do relator”. A medida foi usada por Jair Bolsonaro e Arthur Lira para favorecer parlamentares que votam a favor do governo.

O líder da bancada, Paulo Rocha, confirmou o apoio da sigla ao pedido de instalação. Com o apoio do PT, o pedido tem sete das 27 assinaturas necessárias para leitura do requerimento. A informação é do Metrópoles.

A ideia foi anunciada por Randolfe Rodrigues na última terça (9). Ele também foi responsável pelo pedido da abertura da CPI da Covid. O parlamentar solicita que o colegiado opere por 90 dias com limite de despesa de R$ 90 mil. Ele também chama a comissão de “CPI do Bolsolão”.

A reunião de assinaturas começou há dois dias e já tem quase um terço das necessárias.

Leia também:

1 – Mãe do ano: Ana Paula Sibert, mulher de Justus, e a podridão da elite

2 – Bolsonaro diz ter dado “bom dia especial” para Michelle: “Acredite se quiser”

3 – Mourão está preocupado com as eleições de 2022 e a ‘culpa’ é de Bolsonaro

CPI do Orçamento Secreto deve levar mais medo a parlamentares

A CPI do Orçamento deve levar mais medo aos parlamentares que foram beneficiados. Com a exposição do caso pela liminar de Rosa Weber, deputados começaram a temer uma caça às bruxas.

Uma das determinações da liminar de Rosa Weber era de que fosse dada “ampla publicidade” ao destino das emendas do relator em até 30 dias. Conforme apurou o DCM, eles temem que o Supremo Tribunal Federal (STF) encontre irregularidades e os casos resultem até em cassação.

Um deputado confidenciou que teme as consequências do interesse do Supremo sobre o tema. “O STF vai acabar com meu mandato”, afirmou em grupo de assessores. “Muito deputado está com medo porque sabe que agiu debaixo dos panos. Tem gente que pediu percentual para mandar dinheiro, tem projeto que nem saiu do papel”, afirmou ao DCM um assessor parlamentar sob condição de anonimato.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link