Apoie o DCM

Renan Calheiros critica Lira por não pautar impeachment de Bolsonaro: “Omissão”

Renan Calheiros na CPI da Covid
Renan Calheiros | Pedro França/Agência Senado

Relato da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB) criticou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Ele afirmou que o deputado tem protagonizado uma “grande omissão”. Isto porque não pautou os pedidos de impeachment de Bolsonaro. O posicionamento foi feito nesta sexta (17).

Na visão do parlamentar, Lira tem guardado os pedidos porque tem medo do resultado final. “O que está havendo hoje é uma grande omissão do presidente da Câmara. Ele que não quer correr o risco de ver esta decisão sendo tratada em plenário”, declarou ele para advogados.

Calheiros ainda apontou que a CPI da Covid precisa deixar um legado. Em sua opinião, uma das alternativas é proposições legislativas que mudem a Lei do Impeachment. “Eu acho que estamos diante de uma óbvia oportunidade de trabalharmos na atualização da própria lei. Que é de 1950, quando nós ainda não tínhamos o aparelhamento e a eficiência que nós temos hoje”.

Randolfe fez críticas ao presidente da CÂmara. “É uma espécie de primeiro-ministro. O presidente fica na mão dele, há excesso de poder, que não é regulado e este é um problema a ser resolvido”.

Leia mais:

1 – “Laranja” do PSL do primeiro escândalo do governo Bolsonaro ainda deve R$ 380 mil à Justiça

2 – DCM Ao Meio-Dia: Jornalista obrigado a tirar Lula do ar 10 minutos antes de entrevista a rádio fala ao DCM

3 – Donos da Prevent Senior, enrolada na CPI, têm banda de rock e pagam para tocar em grandes festivais

Renan Calheiros e a conclusão da CPI da Covid

O senador Renan deu detalhes da CPI e declarou que ela está perto de terminar.  “Estamos provavelmente na fase final dos trabalhos da CPI. E havíamos combinado que, com uma certa antecedência, quando chegássemos aos 30 dias do encerramento, iríamos tentar antecipar com juristas qualificados esse debate fundamental em torno da tipificação e responsabilização desses agentes políticos e privados”.