Apoie o DCM

Além de dizer que Brasil gerou 2,2 “bilhões” de empregos, Secom cita “paralizações” (sic)

Publicação da Secom sobre empregos no governo Bolsonaro
Secom diz que houve “paralizações” (sic) na oferta de emprego durante a pandemia. Foto: Reprodução

A Secom (Secretaria de Comunicação) viralizou nas redes por dizer que o governo Bolsonaro gerou 2,2 “bilhões” de empregos entre janeiro e agosto de 2021. Um detalhe passou despercebido, no entanto. A secretaria disse que houve “paralizações” (sic) na oferta de empregos durante a pandemia.

A página do órgão fez uma série de publicações no Twitter tratando das medidas tomadas nos mil dias de governo. “1000 DIAS DE UM GOVERNO SÉRIO, HONESTO E TRABALHADOR ajudando os brasileiros a garantir a dignidade e o sustento de suas famílias”, escreveu um perfil ao divulgar as imagens. Após a gafe, as imagens foram excluídas e foi corrigido o “bilhões” para “milhões”. As “paralizações” seguem nos novos posts.

Leia também:

1 – Entrevista de Mano Brown com Holiday causa polêmica e divide a internet

2 – CPI: Renan quer responsabilizar Bolsonaro por genocídio indígena

3 – Bolsonaro recebeu dica para tentar tirar urnas eletrônicas do TSE e mandar para a Abin

Governo mudou contagem de empregos

Em 2020, o Ministério da Economia mudou a metodologia do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Com a alteração, os dados recentes não podem ser comparados à série histórica. A mudança se dá na declaração dos vínculos temporários à pesquisa, que são opcionais. A inserção no eSocial, entretanto, é obrigatória. Com isso, o Novo Caged gera resultados maiores ao considerar os vínculos, que eram subdeclarados.