Apoie o DCM

Terceira via não consegue emplacar e enterra mais uma candidatura

Manifestante a favor da terceira via
Manifestante a favor da terceira via

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto e se tornou o quarto nome da “terceira via” a abrir mão da candidatura. Várias figuras tentaram emplacar como uma alternativa a Lula e Bolsonaro, mas até agora ninguém conseguiu se firmar.

O primeiro deste grupo a renunciar foi o apresentador da Globo Luciano Huck, em junho de 2021. Pouco depois, o banqueiro João Amoêdo, fundador do Partido Novo que havia disputado o pleito de 2018, também deu adeus à eleição. Em novembro, foi a vez do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta abandonar a corrida presidencial. Agora chegou a hora de Pacheco deixar a disputa, após pressão do presidente do PSD, Gilberto Kassab.

“As desistências em série escancaram o real dilema da centro-direita: até aqui, faltam votos para uma alternativa viável a Lula e Jair Bolsonaro”, analisa o jornalista Bernardo Mello Franco em sua coluna no jornal O Globo. “Ao que tudo indica, outros balões de ensaio da ‘terceira via’ ainda devem murchar até as convenções de agosto”, acrescenta.

Leia mais: 

1 – Sem engrenar nas pesquisas, Rodrigo Pacheco quer mudar sistema eleitoral

2 – Lula articula apoio de Kassab enquanto Rodrigo Pacheco tenta garantir presidência do Senado

3 – Rivais: Rodrigo Pacheco disse não para Moro

Pacheco diz que nunca quis se candidatar

Na terça-feira (8), o presidente do Senado disse que nunca afirmou tal vontade. Ele relatou que seu partido deve ter um nome concorrendo ao cargo. As declarações foram feitas após participação do parlamentar em um evento na cidade de Belo Horizonte.

O senador comentou ainda que: “Recebi um convite do presidente do partido, da Executiva e dos parlamentares para uma candidatura pelo PSD. E é uma avaliação que ainda não foi feita plenamente por mim. Mas é natural que o partido queria ter candidatura própria e, no momento certo, isso será afirmado pelo partido”.

Com uma postura crítica à polaridade política atual, Rodrigo deixa um espaço que, segundo cogitações, poderá ser ocupado por Eduardo Leite (PSDB). O governador do Rio Grande do Sul perdeu as prévias tucanas e pode se transferir para o PSD.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link