Apoie o DCM

Como a ‘tropa de choque’ do STF ajudou Mendonça a vencer no Senado

Gilmar Mendes e Dias Toffoli atuaram como “tropa de choque” pela indicação de André Mendonça ao STF.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com reportagem da coluna Radar, o ex-advogado-geral da União André Mendonça teve ajuda de uma “tropa de choque” do STF para que sua indicação à Corte passasse no Senado.

Leia mais:

1. General Heleno permitiu avanço de garimpo em áreas de preservação na Amazônia
2. Papa Francisco afasta responsável pelo Mosteiro de São Bento após denúncias de pedofilia
3. Deputado vai propor medida judicial contra liberação de garimpos pelo general Heleno

Os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes telefonaram para senadores pedindo apoio a Mendonça. Ele acabou vencendo a votação por 47 a 32.

Durante a sabatina, realizada na última quarta-feira (1º/12), um dos magistrados recebeu mensagem de um apoiador desesperado do governo: “Vamos perder”.

Na tarde daquela quarta, o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), chegou a avisar ao Planalto que já tinha um substituto para Mendonça. O senador sofreu um revés e perdeu a votação.

Gilmar celebrou aprovação de Mendonça

Após a votação, Gilmar se manifestou de forma positiva e comemorou a aprovação de Mendonça para integrar o Supremo.

Em publicação no Twitter, ele afirmou: “Parabenizo efusivamente o Ministro André Mendonça pela aprovação ontem no Senado Federal. A Casa da Federação também cumpriu seu importante papel de escrutinar a carreira brilhante do Ministro André, que certamente terá uma trajetória marcante no Supremo Tribunal Federal”.

Em agosto de 2021, num jantar com a presença de Gilmar Mendes, o ex-AGU ainda teria dito que a operação Mãos Limpas, que inspirou a Lava Jato, não salvou a Itália, e que seria preciso punir as pessoas, mas salvar as empresas, o que não teria ocorrido no Brasil.

O relato foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) à CNN Brasil. As críticas de Mendonça contra a Lava Jato soaram agradáveis ao STF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.